Um dos múltiplos efeitos dos canabinóides em nosso corpo é a estimulação do apetite.
Os becks dão fome, é algo que qualquer um que já consumiu cannabis sabe, é também uma fome voraz que pode nos fazer saquear nossa própria geladeira.
Fumar becks emagrece?
Pode ser que o efeito orexigênico causado pelos canabinóides nos leve a acreditar que o uso de marijuana nos faz aumentar o peso devido ao aumento da ingestão de alimentos, além disso, o uso de marijuana é frequentemente usado para estimular o apetite em pessoas afetadas por doenças como anorexia ou SIDA.
Por outro lado, geralmente existe uma crença de que a cannabis faz você perder peso, então …
Como a cannabis afeta nosso corpo nesse sentido?
ESTUDO 1:
Em um estudo publicado em 2011 no American Journal of Epidemiology, estudou-se a relação entre obesidade e consumo de cannabis.
Para realizar este trabalho de pesquisa, começamos com os dados de dois estudos epidemiológicos: a Pesquisa Epidemiológica Nacional sobre Álcool e Condições Relacionadas (NESARC, 2001-2002) e o National Comorbidity Survey-Replication (NCS-R, 2001-2003). Através deles, estudou-se a taxa de obesidade entre as pessoas que usaram cannabis habitualmente, em comparação com as que não o fizeram, estabelecendo associação entre o consumo de marijuana e o IMC (índice de massa corporal).
Os resultados mostraram que há menos obesidade entre as pessoas que usam cannabis do que entre aqueles que não a consumem.
Os resultados à primeira vista podem parecer surpreendentes e contrários ao efeito oréganogênico dos canabinóides, o que nos leva a concluir que um aumento no apetite causa ganho de peso. Por outro lado, no estudo, eles não dão uma explicação sobre por que essa relação entre o consumo de cannabis e o IMC é devido.
ESTUDO 2:
Outro estudo realizado em 2015, publicado pela The American Journal of Medicine, corrobora a correlação negativa entre cannabis e obesidade.
Nesta publicação, estudamos a relação entre a síndrome metabólica e o consumo de marijuana nos EUA.
A Síndrome Metabólica é uma série de fatores que colocariam a pessoa afetada em alto risco de doença cardíaca e Diabetes Tipo 2. Estes fatores incluirão níveis elevados de glicose no sangue, pressão alta, altos níveis de triglicerídeos, altos níveis de gordura em torno da cintura e um baixo nível de HDL de sangue.
As conclusões do estudo foi que os usuários de marijuana eram menos propensos a sofrer a síndrome metabólica, bem como os fatores que a causavam.
Este estudo também não esclarece qual é a causa dessas conclusões, que os usuários de marijuana são menos propensos a sofrer de sobrepeso e obesidade.
Então fumar marijuana emagrece?
Embora não exista uma teoria conclusiva, é especulado sobre a substituição de hábitos compulsivos, como substituiria o consumo pelo tabagismo. Esta poderia ser uma das principais razões pelas quais existe uma percentagem mais baixa de pessoas obesas que habitualmente consomem cannabis, uma vez que substituiria um comportamento compulsivo como comer por outro, como fumar.
Até à data, o que é claro é que o uso de marijuana, apesar do seu efeito orexígeno, não causa sobrepeso nas pessoas.
Esperemos que a pesquisa sobre a cannabis e como ela afeta nosso corpo continue sendo realizada e, pouco a pouco, podemos aprender mais sobre esta planta incrível.
Fontes:
Yann Le Strat & Bernard Le Foll. (2011, agosto 24). Obesity and Cannabis Use: Results From 2 Representative National Surveys. American Journal of Epidemiology, 174(8), pp.929-933.
Vidot, D., Prado, G., Hlaing, W., Florez, H., Arheart, K., & Messiah, S.. (2015, noviembre 5). Metabolic Syndrome Among Marijuana Users in the United States: An Analysis of National Health and Nutrition Examination Survey Data. The American Journal of Medicine, 129(2), pp.173-179.