Que a maconha é uma droga cada vez mais aceita no nível social é um fato inquestionável, especialmente nos Estados Unidos da América. Um bom exemplo disso é como o super produtor da série de televisão, a Netflix, decidiu lançar uma nova campanha publicitária diretamente relacionada à droga em questão.
Geralmente, as campanhas e estratégias publicitárias da Netflix nos acostumaram à polemicas e controvérsia, mas desta vez ficamos surpresos novamente. A nova estratégia do da poderosa produtora consiste no lançamento de variedades de maconha cujos nomes estão diretamente relacionados às suas séries.
Como surgiu a campanha?
A campanha nos envolve em estudo é chamado de “The Collection Netflix” e surgiu como uma colaboração entre a Netflix e companhia dispensários Alternative Herbal Health. A campanha em questão surge com o intuito de patrocinar a nova série que a plataforma lançará, “Descolocados”.
Para patrocinar a nova série, a Netflix trouxe à luz várias variedades de cannabis projetadas para serem consumidas enquanto desfruta da oferta de televisão que coloca a empresa à nossa disposição.
Qual foi a campanha?
Basicamente, a ideia era vender variedades de maconha de diferentes sabores, intensidades e potências, dependendo do tipo de série que planejamos ver. Desta forma, os efeitos psicoativos das variedades em questão estão intimamente relacionados à série e ao tipo de gênero a ser visualizado. Além disso, os nomes das mesmas variedades são inspirados em várias séries do produtor em questão.
No total, existem dez variedades, com efeitos muito variados, e projetadas para serem consumidas de acordo com as séries que temos que ver. Desta forma, a cannabis ajudará a impulsionar as experiências sensoriais produzidas pela série do catálogo de plataformas em streaming. Não é novidade para assistir a filmes ou séries “fumados”, qualquer consumidor sabe que os efeitos da cannabis são ideais para assistir filmes ou séries. O que é realmente novo é que é uma empresa multinacional que incentiva essa prática.
Quais variedades foram lançadas no mercado?
No início, foram lançados três tipos diferentes de variedades que terão os nomes dos três primeiros capítulos da série “Descolocados”. Primeiro, a variedade Banana Stand Kush diretamente relacionadas com Arrested Desenvolvimento. O segundo será chamado Camp Firewood e seu nome será a Wet Hot American Summer: Ten years Later, e o terceiro, Pruckly Muffin para Bojack Horseman.
Estas foram as três variedades inspiradas na nova série Netflix, mas e o resto das variedades?
O resto das variedades são inspiradas em outras séries do catálogo da famosa empresa comercial americana de entretenimento. Por exemplo: Wet Hot American Summer: Ten Years Later», «BoJack Horseman», «Arrested Development», «Chelsea», «Grace and Frankie», «Lady Dynamite», «Santa Clarita Diet», «Orange Is the New Black» y «Mystery Science Theater 3000: The Return».
Essas variedades foram distribuídas em potes que continham 3,5 gramas de cannabis e cujo preço era de 65 euros.
Tipos de variedades da Netflix
Como indicado acima, todas essas variedades foram cultivadas especificamente para serem consumidas juntamente com os shows que lhes deram seu nome. A intenção é que o consumo de cannabis aumente e intensifique as sensações sensoriais que transmitem e produzem as séries. Desta forma, uma série humorística será acompanhada por uma boa variedade de sativa, enquanto uma série dramática será acompanhada por uma boa indica.
Onde essas variedades poderiam ser compradas?
O contrato assinado pela Netflix com a empresa de dispensários Alternative Herbal Health especificava que essas variedades só poderiam ser compradas em West Hollywood, Califórnia. Isso é lógico e óbvio se levarmos em conta que é um estado em que o uso recreativo da maconha foi legalizado para todos os seus efeitos. A ideia não era distribuir essas variedades nas lojas ou no Grows, mas sim distribuí-las no local pop-up da empresa do dispensário Alternative Herbal Health. Além disso, a campanha também servirá para promover a próxima comédia original da Netflix, “Disjointed”.
Quanto tempo durou esta promoção e quem poderia acessar?
A coleção de variedades da Netflix tem prazo de validade, já que a promoção só ocorreu no último final de semana de agosto. Além disso, suas vendas eram exclusivamente para pessoas que tinham o cartão para usar maconha medicinal. Desse modo, deduzimos que o acesso a essas variedades era muito limitado e exclusivo.
Acordo, resultados e conclusões
O acordo comercial assinado pela agência de publicidade Netflix e Carrot com o estado da Califórnia e a cidade de West Hollywood determinou que a campanha seria sempre restringida pelas leis locais e federais dos Estados Unidos; bem como que o objetivo desta campanha era publicidade e não lucrativa. De fato, quando os resultados da campanha foram publicados, a Netflix garantiu que apenas 12 kg de maconha haviam sido vendidos. Obviamente, os benefícios econômicos gerados pela venda de 12 kg de maconha não são uma quantia que ajude uma gigante internacional como a Netflix.
Portanto, o que tudo isso denota é uma mudança de mentalidade na sociedade atual em relação ao uso da cannabis. Não porque uma multinacional como a Netflix associa sua imagem à maconha, mas porque esse fato mostra que a empresa não considera negativo que o público em geral a relacione com maconha. Este facto é particularmente importante porque manifesta uma inércia social que visa a aceitação do consumo de cannabis pela maior parte da sociedade, uma notícia realmente positiva e gratificante para aqueles de nós que trabalham para melhorar o estatuto social e legal da cannabis!