InícioManual de cultivo de maconhaFASE DA FOTORRESPIRAÇÃO NAS PLANTAS

FASE DA FOTORRESPIRAÇÃO NAS PLANTAS

No texto a seguir, continuamos com a série de artigos dedicados à fotossíntese e suas fases. Como indicado nos artigos anteriores, o processo de fotossíntese foi dividido em três fases principais: fase de luz, fase escura e fotorrespiração.

No primeiro artigo sintetizamos o processo de fotossíntese de maneira geral e, posteriormente, os processos que ocorrem na fase de luz foram resumidos. O artigo seguido é dedicado à análise da segunda fase, a fase escura. Nesta ocasião, estamos preparando um resumo conciso e prático da última fase, fotorrespiração.

Fotorrespiração fotossintética
Fotorrespiração fotossintética

O que é fotorrespiração?

A fotorrespiração é o último processo de fotossíntese e se baseia no uso de oxigênio para produzir dióxido de carbono. Durante este processo, a planta consome a energia gerada durante as fases anteriores da fotossíntese.

Fotossíntese e fotorrespiração

A fotossíntese tem como objetivo converter a energia solar em compostos orgânicos ricos em energia e armazená-los. Para isso, as plantas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, como já explicado nos artigos anteriores. No entanto, a fotorrespiração é um sistema contrário à fotossíntese, mas que forma parte dela.

Este processo de fotorrespiração aumenta em proporção à temperatura ambiente. Quanto maior a temperatura ambiente, mais fotorrespiração existe. Se a fotorrespiração for igual à fotossíntese, o crescimento da planta ficará paralisado.

Por que a fotorrespiração acontece?

O responsável por esse processo é uma enzima chamada rubisco (ribulose-1-bifosfato carboxilase/oxigenase). Essa enzima fixa o carbono durante a fase de fotossíntese, mas quando a temperatura aumenta, muda seu comportamento, passando a cumprir a função de uma oxigenase, ou seja, deixa de absorver carbono e começa a captar oxigênio.

Esquema de fotorrespiração
Esquema de fotorrespiração

5C (Rubisco) + (oxigênio) -> 3C (molécula orgânica + 2C (dióxido de carbono)

Por outro lado, as plantas que menos fotorrespiração realizam costumam ter mais facilidades na hora de se adaptar às inclemências do tempo, bem como aos climas extremos. Estas plantas são conhecidas como “plantas C4” porque minimizam a fase de fotorrespiração e desenvolvem um processo envolvendo compostos de quatro átomos de carbono.

Este foi um resumo conciso da terceira fase da fotossíntese, a fotorrespiração. Se após a leitura você ainda tiver dúvidas sobre o assunto em questão, não hesite em deixar seu comentário ou entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente, seja por telefone ou telemática.

ARTIGOS SEMELHANTES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

A EQT S.L.U. atua como responsável pelos dados coletados neste blog. O objetivo é exibir o seu comentário na publicação, com base jurídica no seu consentimento explícito nos termos do Artigo 6.1.a. do RGPD. Você pode exercer os seus direitos de acesso, exclusão, limitação, portabilidade de dados ou oposição a qualquer momento, entrando em contato pelo endereço postal ou pelo e-mail: [email protected]. Ao marcar a caixa, você dá seu consentimento para a coleta dos dados fornecidos aqui, reconhecendo que as informações são verdadeiras, precisas e confiáveis, e confirmando que leu a política de privacidade.

Compre sementes de maconha baratas banner

Últimos artigos

POSTAGENS RELACIONADAS

SOCIALSEEDS


BLOG CANNÁBICO GEASEEDS

Logo +18

Blog oficial da Gea Seeds. Este blog é destinado exclusivamente a maiores de 18 anos.

Tienes productos en el carrito