O que é o esterco de urtiga? Quais propriedades ele possui? Como produzir esterco caseiro? Todas essas questões são resolvidas no artigo a seguir de uma maneira breve e concisa.
O que é o esterco de urtiga?
O esterco de urtiga é um extrato bioestimulante que promove o desenvolvimento das cepas e melhora sua resistência, reforçando as defesas naturais. De fato, é um dos remédios ecológicos mais amplamente utilizados na agricultura, seja para fortalecer cepas ou para combater pragas de insetos e fungos.
Devido às suas propriedades benéficas, uma vez que é uma solução 100% ecológica, da Gea Seeds recomendamos o uso do esterco de urtiga para ajudar no desenvolvimento e manutenção dos cultivos.
Que propriedades a urtiga tem?
As urtigas são o inimigo número um das plantações porque tendem a crescer selvagens e abundantes, se alimentando da água de irrigação dos cultivos. Estas plantas crescem rapidamente ao lado das variedades dos vegetais e suas raízes sugam a água, impedindo o ótimo desenvolvimento dos vegetais. Isso força o agricultor arrancar as urtigas semanalmente, caso contrário, a invasão prejudica a colheita.
Como se tudo isso não bastasse, as urtigas são uma planta que produz queima e picadas que atritam, o que dificulta ainda mais a limpeza do campo. Mas esses problemas são contrabalançados pela ampla lista de benéfica da urtiga e pelo que ela pode contribuir para a nossa colheita se for transformada em lama.
Como apontamos anteriormente, o esterco de urtiga é um excelente fertilizante e poderoso bioestimulador. Em seguida, descrevemos suas principais propriedades benéficas.
1. Primeiro, note que funciona como um poderoso repelente, afugentando o pulgão, a mosca branca, os grilos e a aranha vermelha. Ou seja, as principais pragas que afetam a cannabis. Além disso, também possui propriedades antissépticas e bactericidas graças ao seu alto teor de ácido fórmico.
2. Em segundo lugar, gera plantas mais fortes devido ao seu alto teor de minerais e microelementos que tendem a ser escassos. Entre esses elementos estão: ferro, fósforo, magnésio, cálcio, silício, oligoelementos e vitaminas A e C. Todos esses elementos evitam a clorose e a murcha, estimulam as defesas das plantas e as tornam mais resistentes a fungos e míldios.
3. Terceiro, também aumenta o crescimento de plantas e suas raízes, devido ao seu alto teor de sais minerais e ácidos orgânicos. Também melhora a estrutura da terra, absorve o excesso de ferro e nitrogênio e melhora o processo de fotossíntese devido ao dióxido de carbono gerado pelas bactérias.
4. Por fim, promove a atividade de microrganismos como bactérias, estimulando as reações bioquímicas do solo (regula a fermentação e acelera a decomposição de direitos).
Como produzir esterco de urtiga em casa?
O primeiro passo é coletar um quilo de urtiga antes que a fase de floração tenha começado. Uma vez que temos o quilo de urtiga, introduzimos em 10 litros de água e deixamos marinar por aproximadamente 10 dias, mexendo o resultado a cada dois ou três dias.
Quando o esterco estiver pronto, ele deve ser filtrado e armazenado em recipientes, sempre em um local escuro. A embalagem não importa, pode ser uma garrafa, vidro ou plástico.
Modo de usar
Uma vez que a solução esteja pronta em garrafas, deve ser aplicada a cada 10 ou 15 dias, na proporção de 1 litro de solução (esterco de urtiga) a 20 litros de água. Além disso, há também muitas empresas que produzem seu próprio cesterco de urtiga e o comercializam. De qualquer forma, o esterco de urtiga caseiro que recomendamos é muito simples e rápido de fazer, além de ser muito econômica, pois você só precisará de água e urtigas frescas. Uma opção ecológica e barata para manter seu cultivo forte, vigoroso e saudável.