PULGA NA MARIJUANA – COMO COMBATER OU ERRADICAR

As pulgas são uma das pragas mais comuns dos cultivos de cannabis que tem um grande potencial destrutivo devido em grande parte a insetos “sociais” e vivem em colônias de dezenas e centenas de indivíduos, então eles literalmente invadem nosso cultivo.

Se nossas plantas foram invadidas pelas pulgas, existem alguns remédios que podemos usar para erradicá-los, uma vez que o pulgão não é uma das pragas mais difíceis de eliminar, embora, se não o controlarmos, isso pode causar danos irreversíveis ao nosso cultivo.

O que é a Pulga?

A pulga ou o afídeo é um inseto pertencente à família Aphidoidea da ordem da hemiptera. São pequenos insetos de entre 1 e 10mm de cores diferentes, predominantemente verdes, amarelas, pretas e castanhas.

Sua aparência é arredondada e seu corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Existem pulgões sem asa ou apterous e alados e são fornecidos com um bocal de sucção através do qual se alimenta sugando a seiva da planta.

Ele se reproduz rapidamente, então, se não estivermos atentos, provavelmente notaremos sua presença quando a planta já estiver invadida.

Pulga na Marijuana

Pulga na Marijuana

A pulga, além de ser um inseto muito social e viver em colônias com os da mesma espécie, está perfeitamente associado com formigas e abelhas estabelecendo um relacionamento em que ambas as espécies se aproveitam umas das outras, o que promove a destruição do cultivo rapidamente.

Eles aparecem mais frequentemente em ambientes secos e quentes, especialmente na primavera e no verão. Na planta, eles se alojam principalmente na parte inferior das folhas e no caule e eles amam os rebentos macios. A presença de formigas em nosso cultivo não é um bom sinal, devemos estar atentos a este tipo de insetos também.

Danos da Pulga

O dano causado pela pulga pode ser, como na maioria das pragas, derivado diretamente de seus ataques ou causado indiretamente pela presença desta praga.

Danos da Pulga

Danos da Pulga

Danos diretos:

Ao contrário de outras pragas, como a mosca branca, a pulga não deixa marcas de picada, mas pode ser facilmente localizado com uma inspeção da planta. A sucção da seiva causa um enfraquecimento geral da planta, a aparência de manchas amarelas nas folhas e a deformação das hastes e rebentos que afetam a produção final da planta.

Danos indiretos:

Os danos indiretos que a pulga pode causar no cultivo derivam principalmente do melaço que segregam que, por um lado, serve como alimento para as formigas e garante sua presença em nossa cultura e, por outro lado, encoraja a aparência de fungos como o fulgor ou negrito que reduzam significativamente a capacidade de fotossíntese da planta.

Além disso, se tudo isso não bastasse, a pulga pode atuar como um vetor que transmite vírus para a planta (pode transmitir até 117 vírus diferentes) especialmente a pulga alada.

Como com qualquer outra praga, o mais importante é evitar sua aparência para evitar o dano que esse inseto pode causar, mesmo que acabemos destruindo. A prevenção é mais eficaz e, a longo prazo, mais econômica e menos laboriosa do que a erradicação da praga.

Como se prevenir das pulgas?

Podemos usar diferentes técnicas que nos ajudarão a evitar a aparência desta praga:

  1. 1. Examine frequentemente nossas plantas: é a melhor maneira de detectar uma anomalia e encontrar uma solução no tempo. A detecção rápida é essencial ao combater uma praga.
  2. 2. Óleo de Neem: é um preventivo natural 100% ecológico que, além de proteger contra a pulga, o fará contra muitas outras pragas como a aranha vermelha.
  3. 3. Cultive plantas aromáticas que as repelem como hortelã, coentro, manjericão, alho, bálsamo de limão, alecrim ou lavanda entre outros.
  4. 4. Outra opção é cultivar plantas que atraem predadores de pulgas como endro, calêndula ou borragem.
  5. 5. Infusões de alho, absinto, cebola ou rabo-de-cavalo para usar como repelentes.
  6. 6. Purina de urtiga: tem um efeito inseticida e é 100% ecológica. Ele serve como um preventivo para repelir a pulga e também podemos usá-lo para tratar a praga uma vez infestada. Além do inseticida, promove o crescimento e fortalece o sistema imunológico da planta.
  7. 7. Infusão de Tanaceto: seu alto teor em piretrinas o torna um inseticida natural e ecológico indicado para prevenir o ataque de pulgas e outras pragas.
  8. 8. Remova as ervas daninhas de nossos jardins e áreas em crescimento que possam favorecer a aparência desta praga.

joaninha

Como lutar contra os afídeos?

Se não chegamos a tempo ou a prevenção não foi suficiente e já temos a praga instalada em nosso cultivo, existem alguns métodos que podemos usar para eliminar a pulga de nossas plantas. Como sempre, recomendamos métodos ecológicos que sejam respeitosos com o meio ambiente e com nossa própria saúde.

  1. 1. Controle cultural: a colocação de armadilhas cromáticas amarelas nos ajudará a pegar as pulgas alados e facilitar sua detecção.
  2. 2. Controle biológico: como outras pragas, a introdução de predadores naturais de pulgas no cultivo ajuda a erradicar a praga. Os principais predadores deste inseto são os parasitóides do gênero Aphidius, o Chrysoperla Carnae ou Coccinella septempuntata, também podemos usar o fungo Verticillium lecanii.
  3. 3. Elimine-o manualmente: é uma técnica bastante primária, mas se nos armar com paciência, podemos eliminar uma grande parte da população adulta à mão, uma vez que são facilmente visíveis. Esta técnica deve ser combinada com outro método que ajuda a erradicar definitivamente a praga.
  4. 4. Óleo de Neem e sabão de potássio: além de usá-los como um preventivo, ele pode ser usado para tratar a praga e eliminar as pulgas. Podemos aplicá-lo pulverizando a mistura diluída em água ou aplicando-a com a ajuda de uma esponja.
  5. 5. As infusões de alho, cebola, absinto ou tanaceto servem tanto para prevenir e tratar a praga.
  6. 6. Purina de urtiga: para usá-lo como um tratamento contra pulgas, só temos que modificar a mistura.
  7. 7. Nicotina: podemos fazer um inseticida caseiro, diluindo tabaco na água e pulverizando plantas já que a nicotina é um dos componentes que utilizam muitos inseticidas.

Como última opção para prejudicar o meio ambiente e a nossa saúde, desde que as circunstâncias especiais da praga assim aconselhem e não estamos no estágio de floração, podemos usar inseticidas químicos para matar a pulga.

Dicas

É sempre aconselhável a utilização de métodos orgânicos respeitosa com o meio ambiente e tudo, como em qualquer praga, prevenção e detecção precoce é essencial.

Para isso, devemos usar preventivos ecológicos e frequentemente examinar nossas plantas para ter sob controle qualquer possível anomalia que possa surgir.

Manter nossa área de cultivo limpa e desinfetada também ajudará a prevenir ataques de qualquer praga.

3 Comments

  1. Avatar for Dante Fernandes

    Preparei um vaso com terra adubada, humus e farelo de aveia. Geralmente faço esse preparo e deixo o vaso coberto com filme até que os fungos brancos surjam.
    Porém em um dos meus vasos apareceram pequenas colonias do que parece ser filhotes de pulgões (pequenos pontos brancos andando pela terra). Qdo notei a semente já havia germinado e o broto ja saiu da terra com folhas amarelas. Como eu acabo com isso sendo que a terra parece estar totalmente indestada desses pontos brancos?

    obs: meus outros vasos estão normais com o crescimento de microorganismos normalizado pra boa propagação de raízes, em apenas um surgiram esses “pulgões”

    Reply
  2. Avatar for Bené

    Boa tarde!
    Minhas plantas estão com estaas pulgas, já estavam no período de colheita então colhi todas e vou deixar secar na esperança de aimda poder consumir. Alguém sabe se é perigoso dar sequência no processo para o consumo?

    Reply
    • Avatar for Francisco

      Amigo, a minha eu colhi e meus buds estão com pulgões, não sei se é perigoso consumir, alguém sabe ???

      Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

EQT S.L.U. actúa como se responsable de los datos que se recabaran en el presente blog. La finalidad es mostrar su comentario en el post, cuya base jurídica es su consentimiento expreso del articulo 6.1.a. RGPD. Se pueden ejercer en cualquier momento los derechos de acceso, supresión, limitación, portabilidad de datos u oposición dirigiéndose a la dirección postal: al correo electrónico: [email protected]. Con el checkbox Das tu consentimiento para el recabado de los datos volcados aquí, admitiendo que los mismos son verídicos, exactos y fiables, aceptando haber leído la política de privacidad.