A intenção do artigo seguinte é analisar de forma breve e concisa as diferentes funções dos diferentes tipos de fertilizantes utilizados no cultivo da cannabis. O mercado de fertilizantes é mais do que superpovoado e é muito difícil decidir qual fertilizante escolher entre os milhares de nomes, marcas e tipos de produtos. De fato, muitos cultivadores inexperientes não são muito claros sobre a função de cada tipo de fertilizante, algo lógico se levarmos em conta o incontável número de fertilizantes e seus deveres.
Em seguida explicamos, de maneira geral, quais são os principais tipos de fertilizantes e sua função. Tudo isso de forma cronológica em relação aos ciclos de vida da planta.
Enraizantes
O primeiro tipo de fertilizante usado no cultivo de maconha é o enraizante. Este produto promove e acelera o desenvolvimento do sistema radicular do cultivo, que se traduz em linhagens que assimilam os nutrientes muito melhor e, portanto, crescem mais fortes e vigorosos. Além disso, o enraizamento é muito útil quando temos de cortar ou manter plantas-mãe.
As mudas são clones extraídos de uma planta-mãe, pois um pequeno ramo é cortado e plantado até crescer sozinho. O momento em que o ramo desenvolve seu próprio sistema radicular é o mais delicado, e o enraizamento ajuda-o a superar esse momento crítico. Sem um bom enraizamento, é mais provável que o ramo morra ou demore muito para se enraizar.
Portanto, o enraizamento é uma opção muito boa para ambas as mudas, como para plantas-mãe e cepas normais nos primeiros dias de desenvolvimento.
Crescimento
Como o próprio nome sugere, os produtos de crescimento são projetados para melhorar o desenvolvimento da linhagem, fazendo com que eles cresçam mais rápido e com mais vigor. Empregados estes produtos, você obterá plantas mais robustas, com estruturas mais ramificadas e troncos mais grossos e resistentes. Este fato é muito importante, pois uma boa estrutura permite às cepas uma maior produção de flores, além de melhor suportar o peso destas.
De fato, se o crescimento não se desenvolver como deveria, isso afetará diretamente a produção de flores que serão cada vez menores em tamanho e peso. Então, se você quiser maximizar sua colheita e aproveitar ao máximo o investimento, usar um bom bônus de crescimento é praticamente inevitável.
Esses produtos são compostos principalmente de nitrogênio, que é o elemento mais demandado pelas cepas nessa fase. Sua aplicação pode ser realizada a partir da segunda semana após a germinação, até duas semanas após o início da floração. Isso ocorre porque no início do estágio de floração as plantas ainda aderem a um bom “aperto” e isso faz com que elas ainda exijam grandes quantidades de nitrogênio.
Estimuladores Bloom
Os estimuladores da floração são produtos muito úteis, pois aceleram a fase de floração, encurtam os internudos dos ramos e, em geral, favorecem uma estrutura que melhorará a posterior produção de flores. Além disso, os estimuladores também favorecem a produção de resina e, portanto, melhoram o efeito, sabor e aroma das flores. Estes produtos são utilizados nas primeiras semanas de floração, embora alguns cultivadores comecem a utilizá-los uma ou duas semanas antes do início desta fase. Geralmente, sua aplicação é via foliar, ou seja, pulverizá-lo.
Floração
A fase de floração é uma das mais interessantes para os cultivadores de cannabis. Os produtos de floração são específicos para esta fase e melhoram a colheita visivelmente. Estes produtos tornam as flores mais longas, mais grossas e mais pesadas. Ou seja, as plantas às quais o produto de floração é aplicado produzem um maior número de flores gordas e pesadas. Esses produtos geralmente são compostos principalmente de fósforo e potássio, os dois minerais que mais consomem as cepas nessa fase.
Estes produtos devem ser usados desde o início da floração até uma ou duas semanas antes da colheita.
Brotos Boost, PK ou “engorda”
Este tipo de fertilizante, denominado “brotos boost”, é projetado para o final da fase de floração, usado em conjunto com o fertilizante de floração. Uma vez que as flores tenham começado a se formar, o uso de um broto de engorda causará as mesmas “explosões” de flores, atingindo um tamanho e peso muito maiores. Além disso, eles também produzem muito mais resina, melhorando a qualidade dos brotos.
Portanto, os produtos de PK ou engorda são muito semelhantes ao florescimento, mas são focados exclusivamente para crescer o tamanho dos brotos e a quantidade de resina. De fato, esses produtos começam a ser aplicados a partir da quarta e quinta semana de cultivo até a sétima semana, parando de usar duas semanas antes da colheita. Esses tempos são relativos, pois variam dependendo da variedade cultivada.
Eles são conhecidos como PK devido à sua composição, uma vez que as siglas PK referem-se a Potássio (K) e Fósforo (P), os dois principais elementos desses produtos.
Intensificador de Sabor
Os intensificadores de sabor são produtos com alto teor de açúcares redutores e carboidratos que estimulam a produção de tricomas e resinas, o que se traduz em uma melhoria no aroma e no sabor. Estes produtos são a cereja no topo do bolo, uma opção para obter uma colheita de dez, com um sabor e aroma inigualáveis.
Esta foi uma breve revisão dos tipos de fertilizantes e suas principais funções. Para mais informações, procure informações mais específicas sobre cada produto. Na Internet existem muitas descrições amplas e específicas de cada um dos produtos, sua composição, função, modo de uso e preço. Aprenda e descubra como melhorar sua colheita em todos os aspectos.