TIPOS DE LÂMPADAS PARA CULTIVO DE MARIJUANA (HPS, MH, CFL OU LED)

Tipos de Lâmpadas: Que a marijuana precisa de luz para o seu correto desenvolvimento é algo básico que todo cultivador ou entusiasta de cannabis tem claro. Agora, que a luz deve ter uma intensidade adequada, como um espectro ótimo, é algo que nem todos os cultivadores conhecem. Cada cor do espectro envia um sinal separadamente para a planta e cada cor estimula um tipo de crescimento. De fato, as plantas usam apenas certas partes do espectro de luz, especificamente aquelas nas faixas entre azul e vermelho.

Tipos de lâmpadas

Tipos de lâmpadas

A intenção do artigo a seguir é oferecer um resumo que forneça ao leitor todo o conhecimento necessário sobre os diferentes tipos de lâmpadas, bem como seus benefícios e desvantagens.

LUZES HID (HPS e MH)

Primeiro, descreveremos e analisaremos as principais características das luzes de cultivo HID, também conhecidas como luzes de descarga de alta intensidade. Este tipo de lâmpadas são as mais utilizadas no cultivo de marijuana. Na verdade, o HID são as lâmpadas que deram o melhor desempenho ao longo da história.

HID HPS e MH LUZES

Quando falamos de luzes HID, devemos cobrir os dois tipos principais: haleto metálico (MH) e os equipamentos de sódio (HPS). Esses dois tipos de lâmpadas diferem em que os MHs fornecem uma luz azulada “fria”, enquanto, por outro lado, os bulbos HPS têm um espectro avermelhado “mais quente”. Portanto, são recomendados o MS para a fase vegetativa e o SPH para a fase de florescimento. Caso você possa usar apenas um tipo de luz, é aconselhável usar a luz HPS. Este tipo de lâmpadas pode servir tanto para o crescimento e floração e seu consumo em relação à luz que produz, o mais recomendado é o de 600W.

Além disso, esses tipos de lâmpadas são baratas e fáceis de montar. A principal desvantagem é que elas emitem muito calor e precisam ser acompanhados por um bom sistema de ventilação que extrai o calor que elas geram. Outra desvantagem é que elas precisam ser substituídos periodicamente já que sua potência vai diminuindo. Finalmente, deve ser salientado que, para o seu correto funcionamento, precisaremos de um balastro.

LUZES FLUORESCENTES (CFL)

Lampadas CFL de consumo bajo

Lampadas CFL de consumo bajo

Outra opção é CFL ou luzes fluorescentes. Estas luzes são fáceis de adquirir, muito baratas e podem ser usadas por qualquer luminária, ou seja, sem a necessidade de balastros. Em geral, os mais utilizados para cultivos de interior são aqueles que excedem 40W. Este tipo de iluminação é oferecido, não apenas em várias potências, mas também com espectros de luz diferentes, como o branco, ideal para a fase de crescimento, ou luz quente, recomendado para a fase de floração por seu espectro avermelhado.

Este tipo de lâmpada foi o mais comum nos primeiros cultivos de cannabis, mas a sua baixa produção de luz em comparação com os seus concorrentes fez com que permanecessem em segundo plano. Em qualquer caso, eles ainda são uma opção muito boa para cultivos muito pequenos, para clones ou plantas-mãe.

LUZES LED

Uma das opções mais difíceis nos últimos anos são as luzes LED. Atualmente, a qualidade e o desempenho obtidos com lâmpadas LED melhoraram consideravelmente. Tanto que os cultivos tipo LED deixaram de ser uma opção com poucas possibilidades, para uma das mais recomendadas. Isso ocorre porque os novos modelos produzem uma quantidade maior de lumens por watt, fornecendo uma luz poderosa o suficiente para o cultivo correto da cannabis. Hoje em dia, é possível obter a mesma ou até mesmo uma colheita maior usando luzes LED, do que usar luzes HID. Na verdade, as luzes LED são as mais eficientes em termos energéticos, oferecendo menor consumo entre todos os seus concorrentes. Outra característica positiva para o cultivo interno é que ele não produz muito calor, portanto, não há necessidade de usar um sistema de ventilação potente. Nem será necessário um lastro, uma vez que podem ser conectados a qualquer corrente.

cultivo com luz LED

Mas nem tudo é uma boa notícia se você decidir por uma colheita com luzes LED. Entre suas desvantagens está o alto preço dos painéis, que excede em muito o preço de seus dois principais concorrentes, o HPS, o MH e o CFL. Além disso, devemos ter muito cuidado ao comprar as placas de LED, pois não há padronização industrial adequada. Ou seja, existem muitos modelos de LED e nem todos eles têm qualidade suficiente para garantir o correto funcionamento de um cultivo interno.

Conclusão

Como foi verificado ao longo do artigo seguinte, os diferentes tipos de luzes têm características diferentes que devemos levar em conta se quisermos obter uma colheita abundante. Dependendo do modelo de lâmpadas, teremos que seguir diretrizes diferentes.

Recomendamos ter claro o tamanho do cultivo, a instalação elétrica, bem como o quanto pretendemos gastar com a luz para ser rentável. Quando tivermos esses fatores claros, podemos decidir que tipo de lâmpada melhor atende às nossas necessidades. Geralmente, a potência mais comumente usada é a de 600W, ou seu equivalente em HID ou LED, embora isso varie de acordo com o tamanho do interior e o número de plantas. Para conhecer o poder da luz a usar e o tamanho a escolher, recomendamos o nosso artigo sobre armários de interior.

1 Comment

  1. Avatar for Fabio Carvalho

    Boa noite. Quantos vazos é necessário por numa tenda de 1x1x2m ?
    E qual a potência da lâmpada de led que uso?

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

EQT S.L.U. actúa como se responsable de los datos que se recabaran en el presente blog. La finalidad es mostrar su comentario en el post, cuya base jurídica es su consentimiento expreso del articulo 6.1.a. RGPD. Se pueden ejercer en cualquier momento los derechos de acceso, supresión, limitación, portabilidad de datos u oposición dirigiéndose a la dirección postal: al correo electrónico: [email protected]. Con el checkbox Das tu consentimiento para el recabado de los datos volcados aquí, admitiendo que los mismos son verídicos, exactos y fiables, aceptando haber leído la política de privacidad.