O intenso trabalho de breeders de metade do mundo fez com que em poucas décadas houvesse híbridos de maconha de todos os tipos. Centenas de linhagens selecionadas, trabalhadas e estabilizadas para produzir variedades muito diversas e variadas.
Os cultivadores mais experientes estão cientes de quais foram as primeiras genéticas e como pouco a pouco o mercado estava colapsando milhares de híbridos diferentes. A intenção do artigo a seguir é apresentar a genética clássica primitiva, ou seja, aquelas que estão no mercado desde o seu surgimento e que deram origem ao restante das variedades.
Além disso, todos esses clássicos se destacaram não só pela sua idade, mas por serem alguns dos genes mais premiados na história da indústria cannábica. Na verdade, todos eles ganharam alguns dos prêmios mais importantes e prestigiados do mundo da cannabis.
1. Skunk #1
Uma genética mais do que conhecida e reputada é a Skunk #1. Esta variedade mítica mudou o curso da evolução da cannabis devido à sua grande influência nas variedades subsequentes que surgirão. De fato, o primeiro híbrido adaptado ao cultivo interior nasceu da genética Skunk #1.
Skunk #1 tem se destacado por décadas, graças ao seu cheiro forte, daí o seu nome. Além disso, é um padrão de referência devido à sua uniformidade, comportamento estável e genótipo sólido. Uma variedade que deu origem a centenas de genéticas que conhecemos hoje.
2. Jack Herer
Também Jack Herer é outra super-campeã com mais de onze prêmios atrás dela e uma longa carreira de sucesso que vai de 1994 a 2006. Essa variedade se destaca por seu sabor inconfundível e níveis de THC acima da média que vão deixar você completamente nocauteado. Na verdade, Jack Herer pode atingir uma concentração de 20% de THC, atingindo até meio quilo por metro quadrado.
Seu nome vem em homenagem a Jack Herer, o mítico ativista americano em favor da cannabis, também conhecido como Emperor of Hemp. Se você nunca cultivou essa maravilha, é altamente recomendável, pois seu sabor e potência não deixam ninguém indiferente.
3. White Widow
Outra variedade mítica que todo cultivador experiente conhece perfeitamente é a White Widow. Este clássico cannábico de predominância indica pode atingir também 20% de THC e sua produção é abundante. Essa maravilha também vem ganhando há muitos anos em todo o planeta. Seu último prêmio em uma copa de cannabis foi em 2014, mas já ganhou inúmeros prêmios.
Seu nome, White Widow, é dado pela quantidade abundante de resina que cobre completamente os brotos e dá-lhe uma cor esbranquiçada inconfundível durante o final da fase de floração.
4. Super Silver Haze
Outra variedade mítica de que se fala há décadas é o Super Silver Haze, um clássico. Este híbrido destaca-se tanto pelos seus altos níveis de THC como pela sua alta produção que o levou a ganhas copas cannábicas tão respeitáveis como o High Times Cup, uma das mais notáveis copas da indústria de cannábica, se não a mais. Super Silver Haze venceu a Copa por três vezes consecutivas, em 1997, 1998 e 1999, sendo considerada uma das sativas de maior qualidade no mundo da maconha.
Na verdade, esta campeã ainda é famosa e admirado 20 anos após o seu aparecimento, o que mostra que a Green House Seeds criou uma icônica e lendária variedade de maconha de grande impacto. Se você estiver procurando por uma maconha que o deixe concentrado, elevado, eufórico, mas ao mesmo tempo enérgico, Super Silver Haze é a sua planta.
5. Ak-47 (18 Premios)
AK-47 é um milagre genético tão poderoso quanto o tiro do famoso rifle. Seu efeito mítico ativa o corpo e proporciona um alívio intenso que gera uma profunda sensação de relaxamento.
Desenvolvida nos Países Baixos pela Serious Seeds em 1992, esta variedade de canábis tornou-se um exemplo clássico da genética que tem durado desde os anos 90. Em todo o mundo ganhou vários prémios, 18 para ser exato, incluindo várias Cannabis Cups. AK-47 é um produto básico para pacientes de maconha medicinal e fumantes recreacionais em todo o mundo.
6. LA Confidential
Combinação clássica e lendária de Afegã da área de Los Angeles com outra amostra de Afegão selecionado. Nessa ocasião, a DNA Genetics criou um híbrido de predominância de Indica muito poderoso e requintado, o LA Confidential. Esta planta tem abundantes folhas verdes escuras, é resistente a doenças e mofo, e funciona bem com o mínimo de cuidado.
Seu sabor afegão doce, almiscarado e picante da velha escola lembra a mãe de OG Affie e lhe deu uma quantidade importante de prêmios. Até oito vezes alcançou com premios esta mítica planta de sabor picante. De 2004 a 2008, conquistou o paladar de júris exigentes, produzindo um efeito relaxante e narcótico em quem decide experimentá-la.
7. Super Lemon Haze
Super Lemon Haze é um clássico da predominância Sativa que nunca sai de moda nas cafeterias e casas holandesas ao redor do mundo. Este super clássico já ganhou duas vezes o High Times Cup e tem um dos THC maior, atingindo 22%. Além disso, destaca-se também pela sua produção abundante.
Com seu sabor intenso e cheiro de limão, esta variedade certamente faz jus à sua reputação e nome quando é bem cultivada. Sua linhagem tem uma presença Indica, mas seu domínio é Sativa. É uma genética bastante equilibrada entre os efeitos cerebrais e corporais. A planta cresce vigorosamente, com entrenós curtos e forma Sativa, estilo árvore de Natal, com brotos prensados que têm uma alta proporção cálice-folha.
Sua história remonta a uma mãe que cresceu há 20 anos na comunidade agrícola da área de Las Vegas. Concebido como um lançamento original de Sacred Seeds Skunk #1 com um aroma e sabor especial a limão, o Lemon Skunk original chegou a Amesterdã e às mãos de Arjan, o principal criador de Green House Seeds. Ele cruzou com um espetacular macho de aparência sativa de Super Silver Haze, e essa cruz se tornou o aclamado clássico que devemos estudar. A linhagem de concreto é Lemon Skunk (Green House usava o clone original de Vegas Lemon Skunk) x Super Silver Haze (Skunk #1 x Haze C) x (Northern Lights #5 x Haze C).
8. Sensi Star
Sensi Star é um híbrido de predominância Indica que cheira a floresta de coníferas e limão. Com níveis de THC de cerca de 20% , esta super-campeã tem ganho títulos de 1999 a 2010, com uma quantidade inegável de prêmios, 13 para ser exato.
Sensi Star foi criada pela equipe da Paradise Seeds, mas a linhagem dessa genética é desconhecida. Eles afirmaram que é principalmente Afghan Indica, mas estima-se que a variedade contenha alguma Sativa em sua linhagem (aproximadamente 3%). Crescendo bem nos cultivos SCROG e floresce em cerca de sete semanas. Dentro de casa, esta variedade pode produzir até 450 gramas por planta, embora possa exceder esses níveis quando cultivada adequadamente. Também se desenvolve bem em sistemas hidropônicos.
Uma genética realmente poderosa que é frequentemente recomendada aos consumidores com alta tolerância. A maioria se sente eufórica instantaneamente com efeitos cerebrais que começam logo após o primeiro sopro. Logo depois, eles sentem uma forte estimulação do corpo que relaxa os músculos. Estes efeitos são frequentemente acompanhados por uma sensação sedativa e narcótica que pode dificultar a concentração. Usuários não treinados devem tomar cuidado com os efeitos colaterais comuns: tontura, paranóia e dores de cabeça.
Geralmente, é uma opção muito boa para aqueles que procuram aliviar sua dor e desconforto crônico. Recomendado para consumo de madrugada, o Sensi Star pode reduzir o estresse, noites sem dormir, ansiedade e depressão. Alguns o usam para gerar apetite ou combater os efeitos das enxaquecas, dores de cabeça e glaucoma.
9. Blueberry
Esta famosa indica tem até 6 prêmios ao seu crédito que a tornam uma das favoritas dos fumantes tanto pelo seu sabor e produção quanto pelos seus 19,5% THC. Um clássico que nunca sai de moda e apaixona consumidores por décadas.
Blueberry emite um aroma de Blueberry muito frutado e deixa um sabor doce e agradável. É conhecida por ter belos tons de roxo e índigo em seus brotos quando está pronta para a colheita, com abundantes tricomas brancos cobrindo os cálices de pelos dourados.
A variedade original Blueberry emergiu do cruzamento entre uma indica afegã e duas sativas de Thai e Purple Thai. Esta genética primogenita apareceu primeiro no final dos anos 1970 na Holanda. Sabe que esta cepa potente possui níveis de THC em torno de 20%. Os iniciantes devem evitar até que estejam mais familiarizados com essa genética e seus efeitos, que podem durar até 3-4 horas, causando sonolência e um toque de euforia cerebral.
10. Northern Lights
Esta planta indica principalmente foi a vencedora da High Times Cannabis Cup em 1990 e também a melhor Indica em 1988 e 1989. Uma genética que se adapta perfeitamente ao cultivo interno devido ao seu pequeno tamanho, poucas folhas, floração curta e longa produção de resina.
As sementes de cannabis da Northern Lights são uma variedade imensamente popular e famosa na cultura da cannábica. Acredita-se que foi criada pela primeira vez em Seattle, Washington, EUA, e atravessou a lagoa para ser comercializado pela Sensi Seeds a partir de 1985. Esta lendária Indica tem ancestralidade em raças nativas afegãs e tailandesas. Northern Lights é 95% Indica e apenas 5% Sativa. Portanto, produz um forte relaxamento.
Northern Lights é uma planta resistente a doenças, fungos e umidade. Seus brotos estão cheios de resina abundante que forma camadas cristalinas. A planta produz tons de verde brilhante e roxo profundo. Ela ganhou o maior número de prêmios em todo o mundo de todas as variedades de maconha. Além disso, é possivelmente a Indica com maior reputação e demanda.
O único problema é que sua lendária fama fez com que ela cruzasse tanto que é quase impossível obter o genótipo original. As três genéticas míticas que preservaram as características mais lendárias desta raça foram:
– Northern Lights #1. Mais altura do que suas contrapartes, com um sabor mais fresco. É a genética em que a história da linhagem da Northern Lights começou.
– Northern Lights #2. É o fenótipo de maior vigor e com uma produção de resina mais abundante do que a Northern Lights #1. Também é caracterizada como uma genética que é muito resistente a pragas.
– Northern Lights #5. A mais proeminente no processo de estabilização da genética que é objeto de estudo. Destaca-se por ser a mais poderosa, com uma produção de resina espetacular. Seu período de floração é o mais curto, o que tornou uma genética comercial muito interessante.
Esta tem sido uma revisão de algumas das mais clássicas e míticas genéticas da história da indústria da cannabis. Variedades que todos os cultivadores devem cultivar pelo menos uma vez na vida, uma vez que são a pedra angular sobre a qual a grande maioria das variedades cultivadas hoje foi produzida.