Se você estiver neste blog, você provavelmente terá contato com o mundo da marijuana, mas e os outros derivados que são consumidos? A ideia do seguinte artigo é esclarecer as diferenças básicas entre marijuana, haxixe e outros derivados de cannabis, como óleos.
Qual a diferença entre a marijuana e o haxixe?
Primeiro, qual é a diferença entre marijuana e haxixe? A marijuana que consumimos são as flores secas da planta femêa de cannabis, popularmente chamada de brotos. Enquanto o haxixe consiste em um concentrado da resina do broto, que já foi separado da flor por vários métodos, como a peneiração. Os diferentes processos, métodos e qualidades que são utilizados na sua produção irão influenciar diretamente o produto obtido. Na verdade, as formas e os tipos de haxixe são múltiplos e variados.
Geralmente, o haxixe que você consumiu será peneirado em seco, que é o método mais comum usado pelos produtores. Embora também possa ser extraído por fricção à mão, ou através de técnicas mais modernas, como a separação da resina pelo uso de gás butano. Esta técnica tornou-se uma das mais avançadas, uma vez que obteve os concentrados de THC mais potentes, atingindo 90%, quando a média é de 15% a 40% de THC.
Estes são alguns dos mais conhecidos, mas há muitos mais. Por exemplo, extração através do uso de gelo e água, que também pode ser feito através de vários sistemas. Basicamente, consiste em colocar os brotos na água, deixando a matéria vegetal na superfície e abaixando para o fundo os tricomas com os quais vamos produzir o nosso haxixe.
Estes foram alguns dos métodos utilizados para produzir haxixe, mas agora, e os efeitos de ambas as substâncias? Primeiro, note que há uma diferença entre a sensação produzida pela marijuana e a produzida pelo haxixe. Mesmo, como a maioria de vocês saberá, existem diferenças importantes entre os efeitos dos diferentes tipos de haxixe e marijuana.
Efeitos do haxixe.
Em geral, os efeitos do haxixe de qualidade são geralmente mais potentes que os da planta a partir da qual é obtida. No entanto, uma grande parte do haxixe que é consumido, geralmente é de má qualidade e contém produtos como óleo, plástico, hena ou outras substâncias que aumentam a quantidade do haxixe, mas afetam negativamente a qualidade do produto. De qualquer forma, se o haxixe é de boa qualidade e não contém aditivos, seus efeitos são mais acentuados do que os da marijuana.
Quanto ao gosto, as variedades e as diferenças entre os tipos de marijuana e haxixes são tantas, que não vale a pena entrar para classificar ou definir sabores. Digamos que, em geral, o haxixe ou “chocolate” geralmente tem um gosto mais terroso, enquanto o da marijuana é mais floral. Embora, como indicamos no início, o sabor de cada haxixe dependerá da variedade e qualidade da matéria-prima com a qual foi produzida, e do sistema utilizado para a sua preparação, bem como a marijuana.
Você também pode estar interessado no seguinte artigo
Quando é um haxixe de boa ou má qualidade?
Neste ponto, vale a pena destacar como eu posso diferenciar ou perceber quando um haxixe é de boa ou má qualidade. Quanto à aparência, ressaltamos que o haxixe peneirado a seco, que é o mais comum, deve ter uma aparência marrom-amarelada, apresentando tons diferentes e uma consistência ligeiramente macia, ou seja, não muito seca; incluso pegajoso. Enquanto, por outro lado, o haxixe esfregado à mão geralmente tem uma cor marrom muito mais escura, puxando preto, e sua consistência geralmente é mais densa, dura e uniforme.
Esta é uma aproximação, embora, dependendo do haxixe, essas características podem variar. Outra questão é o aroma e o sabor, que geralmente nos dizem de forma mais precisa a qualidade do haxixe.
Quanto ao aroma, a maneira mais fácil é queimar o produto com a chama do isqueiro e aguardar a bolha. Uma vez que isso tenha sido feito, se emanará uma fumaça branca que indicará que é provavelmente de boa qualidade. Se, ao contrário, a fumaça for negra, provavelmente estamos diante de um haxixe “cortado” com óleos ou plásticos.
Outro derivado da cannabis.
Uma vez descrita de forma geral as diferenças de aparência, efeitos e sabores dos haxixes e da marijuana, descreveremos outra derivada da cannabis que está atingindo o óleo de haxixe ou o BHO. Esta matriz resinosa de cannabinóides obtidos a partir de cannabis pode ser BHO sativa, indico ou cera. O sistema para obtê-lo é baseado na introdução de marijuana em um tubo de aço entediado em uma extremidade e com uma entrada para uma válvula de gás butano no outro. Como o butano é um solvente apolar, ele arrasta as glândulas de marijuana, separando-as da matéria vegetal e resultando em um líquido do qual teremos que deixar o gás evaporar. A substância obtida será uma massa endurecida ou muito viscosa, dependendo do processo, e com níveis psicoativos superiores a qualquer outro produto obtido da cannabis.
Este é um produto pouco consumido no presente, mas que começa a assumir grande importância no mundo da cannabis. Mais e mais fumantes estão apostando neste novo produto que revolucionou as porcentagens de CBD e THC.
Esta foi uma breve abordagem para o mundo da marijuana e seus derivados, desde a Gea Seeds, esperamos que você tenha achado interessante!