HERMAFRODITISMO E CANNABIS: COMO AFETA A MARIJUANA?

Hermafrodita é aquele ser vivo que possui órgãos sexuais masculinos e femininos. Este “fenômeno” pode ocorrer simultaneamente (ter ambos os sexos ao mesmo tempo, tipo sincrônico) ou ter um sexo inicialmente e com a passagem de tempo ou condições se reverter (sequenciais).

Marijuana Hermafrodita

Marijuana Hermafrodita

NOTAS GERAIS

O hermafroditismo é uma adaptação natural e relativamente comum que algumas espécies têm para garantir a sua sobrevivência, uma vez que, por exemplo, com uma autopromoção, você não precisa de outro indivíduo da sua própria espécie para obter descendentes.

Esta característica ocorre nos reinos animal e vegetal. Por exemplo, é comum em invertebrados, como moluscos, crustáceos ou insetos e em vertebrados, como peixes ou alguns anfíbios, sendo nestes últimos 2 casos um hermafroditismo sequencial. Em mamíferos ou aves, no entanto, o hermafroditismo é patológico, não há espécies conhecidas que mudam de sexo ou tenham ambos como uma adaptação para preservar a descendência, além disso, se isso acontecer devido a algum tipo de malformação, essa amostra geralmente é infértil.

Nas plantas, o hermafroditismo é muito comum. É verdade que existem espécies de dioicas em que, para a mesma espécie, existem espécimes machos e fêmeas (por exemplo, azevinho, teixo, zimbro …), ou seja, um espécime só tem flores macho e outro exemplar apenas flores femêas (como em seres humanos com os órgãos sexuais, ou você é um homem ou uma mulher), no entanto, a maioria das espécies de plantas são hermafroditas, o mesmo espécime com 2 tipos de flores (alguns masculinos e outras femininos) ou eles têm um tipo único de flor, mas com ambos os sexos (estames como estrutura masculina e pistil como feminino).

HERMAFRODITISMO EM CANNABIS SATIVA

Na planta de cannabis (cannabis sativa), o hermafroditismo é algo peculiar. Quando germinamos sementes regulares, podemos obter plantas com flores ou plantas macho com flores femêas (seria, portanto, uma planta dioica não hermafrodita), porém a cannabis é geneticamente codificada como hermafrodita (algumas variedades estão mais predispostas do que outras) isto é, é possível que, na mesma planta, você tenha flores femininas e masculinas ao mesmo tempo.

Marihuana flores macho

Marihuana flores macho

A indústria de cannabis e a demanda de compradores de sementes tendem a converter a maior parte da produção de sementes atual para feminizadas, ou seja, sementes que são 99% propensas a dar plantas que possuem apenas flores femêas, que são aquelas que se enchem de resina e têm um alto teor de THC e outros cannabinóides, os brotos que fumamos. No entanto, como já mencionamos anteriormente, o hermafroditismo é uma adaptação para preservar a espécie, portanto, às vezes a planta de cannabis femêa “pode ​​entender” as variáveis ​​ambientais que não encontrarão uma planta com flores masculinas que a fecunda. O tempo e a mesma planta começam a formar flores macho para auto fertilizar e gerar sementes.

COMO O HERMAPRODITISMO AFETA A MEU CULTIVO DE MARIJUANA? O QUE FAÇO SE EU TENHO UMA PLANTA HERMAFRODITA?

Qualquer um que tenha iniciado o auto cultivo terá ouvido que uma planta macho e uma hermafrodita podem arruinar sua produção e estão certas, embora seja necessário qualificar-se. Se entre seus potes você obtiver um macho, você deve removê-lo rapidamente, porque se fertilizar o resto das plantas começará a semear e esses brotos não valerão nada (ou pouco).

A priori, uma planta hermafrodita não precisa arruinar completamente a produção porque fertilizará as flores femêas intempestivamente e produzirá apenas algumas sementes, o que, embora desconfortável, pode ser removido e não incomodará tanto (se a cabeça já ganhou peso). Em outras ocasiões, especialmente se a planta tem flores masculinas e femininas desde o início da floração, ela pode fazer com que seus brotos percam todo o seu potencial, reduzindo a quantidade e a qualidade da colheita, tirando o trabalho de meses. Nessas ocasiões (flores machos e femêas desde o início), essa planta deve ser removida, como se fosse uma pessoa que seja apenas masculina.

Flores de marijuana femêas

Flores de marijuana femêas

No caso de você ter uma planta femêa e eventualmente se tornar um hermafrodita (comece a tirar flores macho mais tarde), você deve, com a ajuda de pinças ou com os dedos, remover as flores masculinas antes de abrirem. É muito importante realizar um acompanhamento adequado do nosso cultivo, a fim de poder agir a tempo, especialmente quando começa a floração. As flores machos são facilmente reconhecíveis, você pode ver como sua colheita evolui (veja fotos).

POR QUE O HERMAFRODITISMO ACONTECE NA MINHA PLANTA DE CANNABIS? COMO EVITAMOS?

Já comentamos que Cannabis sativa tem predisposição genética ao hermafroditismo, é natural que, dependendo da variedade ou qualidade dessas genéticas, possa ocorrer em maior ou menor grau. Além disso, a aparência de uma hermafrodita ocorrerá especialmente quando a planta está sob estresse, portanto, não podemos deixar o nosso cultivo à vontade, devemos controlar todos os fatores ambientais que podemos (dentro de casa é muito mais simples) para evitar aparência de uma irmã. Nesse sentido, para evitar o estresse, devemos ler guias ou blogs em que falamos sobre técnicas de cultivo e, assim, garantir que as condições sejam ótimas.

Abaixo, mostramos uma lista dos fatores que temos para estudar e deve ser controlada. Seus valores variam dependendo da fase em que estamos (crescimento e floração):

  • Foto período

  • Temperatura

  • Umidade

  • Pragas e pesticidas

  • Danos mecânicos

  • Nutrientes, fertilizantes

  • Datas

CONCLUSÃO

Você já sabe amigos, para evitar o hermafroditismo, escolha bancos como a Gea Seeds, com genética estável e trabalhada. Não se esqueça de monitorar sua safra periodicamente, em nossa seção de Manual de Cultivo você possui muitas informações úteis.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

EQT S.L.U. actúa como se responsable de los datos que se recabaran en el presente blog. La finalidad es mostrar su comentario en el post, cuya base jurídica es su consentimiento expreso del articulo 6.1.a. RGPD. Se pueden ejercer en cualquier momento los derechos de acceso, supresión, limitación, portabilidad de datos u oposición dirigiéndose a la dirección postal: al correo electrónico: [email protected]. Con el checkbox Das tu consentimiento para el recabado de los datos volcados aquí, admitiendo que los mismos son verídicos, exactos y fiables, aceptando haber leído la política de privacidad.