As pragas são uma das principais dores de cabeça para cultivadores de cannabis. Existem muitas pragas que podem afetar nossas plantas, então descreveremos abaixo as formas de tratamento mais comuns assim como também as diferentes.
Para evitar que as plantas sejam afetadas por qualquer dessas pragas, é importante, em primeiro lugar, a prevenção. Se não conseguimos evitar o ataque de nenhum desses insetos ou ácaros, devemos identificar qual deles está nos afetando para controlá-lo e eliminá-lo. A ação rápida é muito importante para evitar as consequências que em certos casos podem ser irreversíveis.
As doenças da marijuana e as pragas mais comuns que podem afetar a cannabis são insetos e ácaros, fungos e vírus.
Insetos e ácaros mais comuns em pragas de marijuana:
Mosca Branca:
É um inseto alefídrico polifago, principalmente conhecidas como espécies denominadas Bemisia Tabaci e Trialeurodes vaporariorum. A mosca branca é um inseto pequeno com aproximadamente 2 mm de cor branco amarelado. Cresce e se reproduz muito rapidamente. Eles geralmente são encontrados na parte inferior da folha, onde se põe os ovos e que vivem as larvas.
Se alimentam da planta sugando a seiva das folhas, podem ser portadores de vírus e seus excrementos também podem causar o fungo ou mancha negra. Os danos diretos que causam são derivados da sucção da seiva que causa o enfraquecimento da planta e manchas nas folhas (Clorose). Além disso, a mosca branca pode transmitir diferentes vírus e o melaço de suas fezes facilita a aparência do fungo ousado.
Tratamento contra Mosca Branca:
Prevenção: você pode evitar a aparência desta praga usando sabão de potássio ou óleo de Neem ou cultivando outras plantas que repelem este inseto, como manjericão ou calêndula.
Controle biológico: o controle biológico consiste na introdução em nosso cultivo de insetos e parasitas predatórios da praga que queremos combater. Os predadores da mosca branca são a mosca Encarsia formosa, Eretmocerus californicus, Macrolophus caliginosus ou o fungo Paecilomyces fumosoroseus.
Aplicar bandas adesivas amarelas.
Tratamento com produtos orgânicos, como rotenona ou piretrinas e, com isso, produtos químicos podem ser usados, embora esta opção seja menos recomendada e é conveniente usá-la como último recurso e somente quando as outras opções não funcionaram.
Aranha vermelha:
A aranha vermelha, conhecida pelo nome científico de Tetranychus urticae e Tetranychus cinnabarinus, é realmente um ácaro que se tornou uma das pragas mais comuns em cultivos internos e, se não tratada a tempo, pode ter consequências devastadoras, incluindo levar a planta até a morte.
Ela se reproduz rapidamente em locais com altas temperaturas, baixa umidade e baixa ventilação.
A aranha vermelha se alimenta da seiva da planta e se aloja na parte inferior das folhas. Os primeiros danos desta praga se manifestam com a aparência de manchas amarelas nas folhas, depois as folhas são amarelas e secas, nos casos mais graves, suas teias de aranha são encontradas em torno dos brotos. Esta praga causa o enfraquecimento geral da planta e pode eventualmente levar à morte.
A aranha vermelha é muito resistente porque ela se reproduz facilmente, por isso é considerada uma das piores pragas que existem.
Tratamento contra Aranha Vermelha:
Prevenção: mantenha alta umidade durante o período vegetativo, temperatura abaixo de 26ºC e evite fertilizantes com um alto teor de Nitrogênio para evitar esta praga.
Luta biológica: seus inimigos naturais são o phytoseiulus persimilis, neoseiulus californicus ou Typhlodromus phialatus, entre outros.
Os produtos acaricidas também podem ser usados levando em conta que esses produtos atuam contra a praga que queremos eliminar, bem como contra o resto dos ácaros.
Os Trips
O Trip, especificamente a espécie Frankliniella occidentalis, é um inseto que constitui uma das pragas mais comuns da cannabis. O problema real que causa esta praga decorre de danos indiretos causados por atuar como um vetor e transmitir doenças à planta.
O Trip é um pequeno inseto alado que alimenta a seiva da planta. Ele se hospeda no meio das folhas e dentro dos brotos e as temperaturas quentes favorecem a aparência deles.
Os danos diretos causados pelos Trips são devidos ao fato de que sugam as folhas para se alimentar da seiva. Os sintomas que causam são manchas brancas e prateadas nas folhas e até mesmo podem se deformar com seus ataques. Eles também podem causar sérios danos ao atuar como vetores que transportam vírus.
Esta praga afeta principalmente os cultivos internos.
Tratamento para os Trips:
Controle cultural: colocar armadilhas adesivas azuis nos permitirá detectar facilmente a presença de trips em nosso cultivo.
Luta biológica: existem vários predadores de trips que podem ser usados para eliminá-los, como Amblyseius barkeri, Amblyseius cucumeris ou Amblyseius degeneraus.
Fitossanitários: você pode usar produtos como o óleo de Neem que atua como preventivo e, ao mesmo tempo, atua contra esta praga.
A Pulga
A Pulga é um áfido com um tamanho entre 1-10mm que pode ser de cores diferentes (preto, verde ou amarelo). Ele fica na parte inferior das folhas e no caule da planta. Ele alimenta a seiva que causa defoliação e amarelecimento das folhas.
Além disso, a pulga pode atuar como um vetor transmissor de vírus para plantas e facilita a aparência de fungos.
Ao se reproduzir rapidamente, eles podem invadir a planta em um período de tempo muito curto.
Tratamento contra a Pulga:
Controle biológico: os predadores da pulga são Coccinella septempunctata, Aphidoletes aphidimyza, Aphidius ervi, Aphidius colemani ou Chrysoperla carnea, entre outros. Esses insetos podem acabar com toda a população de afídios.
Minador de folhas
Este pequeno inseto com o nome científico de Phyllocnistis citrella vive dentro das folhas onde constrói galerias que causa a destruição da folha.
Os ovos são depositados dentro das folhas jovens e mais tarde as larvas são as que causam o dano.
Tratamento para Minador de folhas:
Prevenção: sua aparência pode ser prevenida com o uso de óleo de Neem.
Controle biológico: os predadores naturais dao minador são insetos das famílias Eulophidae, Braconidae, Encyrtidae e Elasmidae.
Mosca do solo
A mosca do solo ou Sciaridae é um pequeno inseto de dipterano que geralmente é alojado no substrato em cultivos internos.
É uma pequena mosca preta cujas larvas se alimentam dos cabelos radiculares e que afetam gravemente o sistema radicular das plantas.
Pode ser facilmente detectado, se ao mover os vasos, pequenas moscas voarem para fora do substrato.
Eles se reproduzem rapidamente em ambientes úmidos e escuros e além de afetar o sistema radicular, eles facilitam a aparência de fungos, como Fusarium ou Botrytis.
Tratamento da Mosca do Solo:
Prevenção: o uso de óleo de Neem impedirá a aparência desta praga na planta.
Controle biológico: os predadores que se alimentam da mosca do solo são Atheta Coriaria, Hypoaspis ou Steinernema Feltiae, entre outros.
As Lagartas
As lagartas, pertencentes à família Lepidoptera, são uma praga voraz que afeta os cultivos ao ar livre.
As borboletas e as mariposas depositam seus ovos nas plantas e as larvas, mais tarde, se alimentam das folhas e dos brotos, devorando-as e causando danos diretos às plantas.
Sentem predileção por plantas durante a floração porque seus ataques favorecem a aparência de mofos e podridão.
Tratamento contra Lagartas:
Controle biológico: os predadores naturais da lagarta que podemos usar para combater essa praga são Coccinella septempunctata ou Orius spp. Outros parasitas e patógenos também podem ser usados para combatê-la.
Produtos biológicos: um dos produtos mais eficazes para controlar esta praga é Baccilus thuringiensis, uma bactéria que é comercializada como inseticida biológico.
Produtos químicos também podem ser usados, mas sempre como uma última alternativa
João
esse post me ajudou muito a identificar as pragas das minhas plantas, não só cannabis agradeço muito pelo ótimo trabalho
Alex
Boa pa nois cara eu ro com umas pragas na minha planta cai e queria descubrir q tipo de praga e alguma folhas nascem com defeito guardadas ou cortadas queria descubrir se e algum tipo de nutriente q a planta presiza ou se e pragas des da ja agradeço .forte abraço se puder me ajudar?
Rômulo kaique
Minha planta esta com uns baixinhos brancos em algumas folhas, apareceram novamente
Marilia
Estou com a minha canais em fase de floração,e as folhas mais abaixo estão ficando brancas logo depois amarelam e cai o que pode ser?! alguém pode me ajudar por favor .
GeaSeeds
Se for um pó branco, pode ser o fungo do oídio. Tome medidas antes do início da floração.
Nathally
Eu ainda fiquei com uma dúvida. Na minha planta apareceu uns bichinhos q parecem tatus bolinhas! Eles podem fazer mal para a planta?