A ideia do artigo a seguir é oferecer informações valiosas sobre o crescimento da marijuana, suas fases e algumas dicas para aprimorá-la. Em primeiro lugar, recomendamos que você não fique cego tentando coletar sua colheita o mais rápido possível, cada variedade e cada estirpe seguem um ciclo de vida que devemos respeitar se quisermos alcançar o melhor desenvolvimento e, portanto, um produto de qualidade.
O tempo de germinação, crescimento e floração da marijuana é relativo; cada variedade segue um ritmo diferente, incluindo cada estirpe, é por isso que é impossível determinar ou predefinir um tempo genérico para a cannabis.
De qualquer forma, tentaremos dar-lhe alguns conselhos para guiá-lo o melhor possível e que vocês mesmos possam controlar o crescimento da sua colheita. Se quisermos especificar sobre os ciclos de vida da planta de cannabis, devemos destacar três fases principais: germinação, crescimento e floração.
O processo de germinação
Primeiro vem o processo de germinação. Este é geralmente o processo ao qual as pessoas dão menos importância, mas na realidade é de vital importância porque, se não o fizermos corretamente, podemos estragar as sementes. As técnicas para germinar são muito diversas, desde a técnica típica que usa um guardanapo ou papel molhado, até o uso de estimuladores ou para plantar a semente diretamente no chão, em um disco ou em um copo com água.
É melhor usar o guardanapo ou o papel molhado e, em termos de tempo, enfatizar novamente que é relativo. Não dependerá apenas de condições de água, umidade ou oxigenação, também teremos que levar em consideração a qualidade da semente, a fertilidade, a variedade ou a cepa em questão. Em qualquer caso, as sementes geralmente levam entre 24 e 72 horas para germinar, embora em alguns casos encontremos sementes que podem demorar entre 5, 10 ou 15 dias.
O estágio de crescimento ou vegetativo:
Em segundo lugar, encontramos o crescimento ou a fase vegetativa. Esta fase é a central no desenvolvimento da planta e, portanto, uma das mais preocupantes para cultivadores de cannabis. É nesta fase, uma vez que a semente é germinada e plantada, que a planta adquire sua morfologia e seu tamanho ideal para que, mais tarde, ela possa produzir as flores, isto é, a nossa colheita.
Durante esta fase, a planta precisa de muita luz, como está se desenvolvendo.
Estamos, portanto, antes do tempo de maior foto período da planta, entre dezoito horas de luz por seis da escuridão. As horas de escuridão também são de vital importância, pois produzirão a troca correta de gases, essencial para o desenvolvimento metabólico ideal das células vegetais de nossas cepas. O tempo que as plantas devem estar crescendo será determinado por vários fatores, como o meio ambiente (temperatura, luz, umidade), vegetais (variedade e estirpe) e fatores externos (fertilizantes, qualidade do solo ou a experiência do cultivador).
Fatores determinantes:
Outro fator será se a planta for regular ou autoflorescente. No segundo caso, todas as fases são encurtadas, pois são plantas geneticamente projetadas para serem desenvolvidas o mais rápido possível. E, por outro lado, também dependerá se o plantamos ao ar livre ou em ambientes fechados. Deve-se notar que, no cultivo interno, as fases também são encurtadas e, dependendo da nossa saída de luz, os tempos serão alongados ou encurtados ainda mais. Portanto, predefinir o tempo de crescimento é muito complicado; para os traços gerais, poderíamos dizer que, no interior, as sementes autoflorescentes permitiriam que crescessem entre 3 a 4 semanas, dependendo da técnica de cultivo e de 6 a 8 semanas para as sementes feminizadas ou regulares.
A fase de floração:
Por outro lado, temos a terceira fase, a floração. Esta fase é o último desenvolvimento da planta e também uma das mais importantes. O início deste período será determinado pelas horas de luz, ao ar livre ou pelo desenvolvimento da planta durante a fase de crescimento, no interior. Uma vez que o interior pode controlar o momento em que queremos que ele comece a florescer, precisamos esperar para que a planta atenda às características fisionômicas adequadas para produzir bons brotos.
Nas variedades autoflorescentes, o início da fase de floração será marcado por eles mesmos, enquanto nas sementes feminizadas ou regulares, devemos ser aqueles que, através da mudança de foto período, indicamos quando devem começar a florescer (estabelecendo 12 horas de luz e 12 de escuridão). Outro tema está fora, onde o calendário determinará o tempo. Quanto a determinar o fim do processo de floração, salientar que é algo completamente subjetivo. Há pessoas que preferem esperar mais ou menos, embora existam certos fatores que podem nos dar uma ideia geral.
Fim de floração e colheita:
Primeiro, o desenvolvimento dos brotos, que deve engordar para cobrir a maioria dos pistilos. Em segundo lugar, o amadurecimento correto e a oxidação dos brotos, que serão determinados pela cor e forma dos pistilos e tricomas, que podem ser laranja ou marrons. Finalmente, a dureza do broto também pode ser um indicador do momento do corte, embora existam variedades que produzam brotos mais suaves e, portanto, esse indicador nem sempre funciona. De qualquer forma, podemos dizer que geralmente autoflorescentes completará sua floração em oito semanas, enquanto as feminizadas podem levar até dez, doze ou mesmo treze semanas.
Conclusões:
A título de conclusão, devemos salientar, como vimos ao longo do artigo, que a duração dos períodos é muito relativa e depende de uma grande variedade de fatores. De qualquer forma, você sempre pode oferecer alguns cálculos genéricos e aproximados para orientar o cultivador.
Portanto, estabelecemos, de forma indicativa, que, para o desenvolvimento correto de uma planta de marijuana autoflorescível, devemos esperar aproximadamente três meses; enquanto para uma feminizada, o período dura até quatro ou cinco meses. Estas foram algumas dicas para ajudá-lo com o seu cultivo, da Gea Seeds recomendamos perseverança e muita paciência para obter o melhor resultado.