Os terpenos têm um papel mais importante nas propriedades medicinais da maconha. Estes hidrocarbonetos aromáticos orgânicos são encontrados em milhares de plantas em todo o mundo. A intenção do artigo a seguir é esclarecer quem são e qual é sua principal função, bem como os efeitos mais relevantes. Em geral, deve-se notar que os terpenos são compostos cuja principal função é dar o cheiro e sabor aos vegetais. Para fazer isso, as plantas sintetizam e liberam, o que se traduz em uma ampla influência no meio ambiente e na fisiologia do mundo vegetal.
O que são terpenos?
Os terpenos são compostos voláteis que se acumulam dentro das plantas ou se tornam parte dos gases que compõem a atmosfera da Terra. Esses hidrocarbonetos têm uma ampla variedade de propriedades medicinais que abrem as portas para futuras pesquisas científicas, que ajudarão a salvar ou melhorar a vida de milhões de pessoas. Portanto, muitos dos múltiplos benefícios dos terpenos ainda precisam ser descobertos ou estudados.
Terpenos, cannabis e propriedades terapêuticas
A cannabis é composta por uma grande variedade de terpenos que proporcionam benefícios e propriedades terapêuticas. Estas propriedades aumentam os efeitos terapêuticos dos canabinóides e os complementam. Fatores como a sensação de dor, inflamação, vícios, depressões ou doenças como epilepsia, câncer ou infecções bacterianas e fúngicas são atenuados graças ao efeito conjunto de terpenos e canabinóides.
Além disso, os terpenos também são responsáveis pelos odores, tanto dos brotos, como por uma quantidade inumerável de vegetais e produtos alimentícios que os seres humanos consomem.
De fato, se não fosse pelos terpenos, a cannabis não teria o sabor ou o cheiro tão característico e que daria tanta fama. Dependendo dos terpenos contidos na planta, o cheiro e o sabor do vegetal mudam notavelmente.
Os tipos de terpenos
A cannabis é composta por uma grande variedade de terpenos. Em seguida, falamos sobre os principais terpenos contidos na maconha.
– O mirceno é o terpeno que se encontra em maior quantidade e tem uma forte influência nas propriedades terapêuticas da cannabis em tratamentos para dor ou inflamação. Terpenos misturados com THC produzem efeitos analgésicos no corpo, relaxando fisicamente e mentalmente. Este terpeno também é encontrado em alimentos como louro, capim-limão ou lúpulo, entre outros.
– O limoneno é o segundo terpeno mais abundante na cannabis. Este terpeno possui propriedades antidepressivas, imune estimulantes, ansiolíticas, antibacterianas e antitumorais, entre outras. Este terpeno trabalha em conjunto com os canabinóides (THC, CBD, CBC, CBG). O terpeno em questão também pode estar localizado em alimentos como cítricos ou em uma quantidade inumerável de flores.
Em geral, o limoneno melhora, regula e aumenta os efeitos dos canabinóides. Esses dois componentes podem ser usados juntos ou separadamente. Além disso, como limoneno facilita a dissolução de óleos e lipídios, também ajuda a reduzir o peso corporal, azia e refluxo gástrico, entre muitos problemas.
– Por último, o pinene, terpeno que causa o cheiro de plantas e algumas propriedades terapêuticas. Plantas como o pinheiro, o alecrim ou o abeto têm seu cheiro característico de pineno. Além disso, este terpeno é atribuído a propriedades antissépticas, anticancerígenas, anti-inflamatórias, broncodiladoras, antitumorais e expectorantes. Acredita-se também que cause certas melhorias na memória. Essas características neutralizam alguns efeitos do mais famoso cannabinóide, o THC.
Terpenos e canabinóides (o efeito séquito)
Como já observado, os terpenos e canabinóides interagem em sinergia, complementando e regulando seus efeitos de forma recíproca, algo conhecido como efeito séquito. Isso significa que eles agem de maneira diferente se trabalharem juntos ou isoladamente; que se traduz em diferentes efeitos no organismo. De fato, o THC puro sintetizado perde muitas de suas propriedades se não for acompanhado por terpenos.
O alto teor de terpenos na cannabis é detectado graças à intensidade do cheiro. Enquanto a concentração destes é determinada pela variedade de cannabis a que a planta pertence. Embora existam outros fatores, como o modo de cultivo, ou o modo como é consumido.
Este ha sido un pequeño repaso al mundo de los terpenos en el cannabis, si tenéis más dudas, no dudéis en poneros en contacto con nuestro servicio telefónico o dejad un comentario en nuestro BLOG, donde os atenderemos con la mayor brevedad posible.
Saudações e bons fumos!