As lagartas são uma das pragas mais vorazes e prejudiciais que podem nos afetar durante a temporada de crescimento ao ar livre.
É uma praga muito agressiva que, se não for controlada a tempo, causará danos irreversíveis às nossas plantas, no entanto, podemos identificá-la, preveni-la e erradicar se nos invadiu. Como sempre, a prevenção e a detecção precoce são essenciais para evitar os sérios danos que essa praga causará nas nossas plantas.
O que são as Lagartas?
As lagartas são as larvas da família Lepidoptera, que após sua metamorfose se tornam borboletas diurnas ou noturnas (mariposas). Existem mais de 10000 tipos de orelhas, mas todos são caracterizados por ter um corpo segmentado longo, seis pernas e cinco pares de pseudópatas com pequenos ganchos. Eles são polifagos, então eles se alimentam de vários tipos de plantas.
A praga das lagartas começa quando as borboletas e as mariposas depositam seus ovos em nossas plantas, então, se observarmos esses animais que atravessam nossa safra, é um sinal ruim.
O ciclo de vida da lagarta é muito simples: uma vez que os ovos escotilhão, surgem as lagartas, que se alimentam das folhas e das flores de nossas plantas até atingir o tamanho certo para se moverem para o estágio da pupa. Após 1 semana a 1 mês, a borboleta emerge.
O dano das lagartas é visível desde que seus ovos escotilhão enquanto se alimentam sem parar, e podemos observar mordidas pelas nossas folhas e pelas nossas flores. Além disso, eles têm uma predileção para florescer as plantas, o que faz com que seus ataques favoreçam a aparência do molde e da podridão, um verdadeiro desastre.
As lagartas gostam de se esconder na parte inferior das folhas e caules, por isso devemos rever e prestar atenção especial a essas partes das plantas, bem como os restos dos excrementos que deixarão para trás.
Como evitar o ataque da lagarta
Obviamente, o melhor que podemos fazer para evitar o dano severo da lagarta é prevenir isso, mas como podemos evitar sua aparição? Então deixamos alguns truques para evitar como medida do possível o ataque da lagarta:
- 1.Revisão constante e exaustiva de nosso cultivo para fazer uma detecção precoce, bem como para observar que não há borboletas e mariposas em nossas plantas.
- 2. Cultive plantas como o tomilho ou manjericão que repele ou repolho ou soja para o qual você tenha predileção.
- 3.Coloque as armadilhas impregnadas com feromonas femininas para atrair e atrapalhar os machos e evitar que se reproduzam.
- 4. Use o Bacillus T huringiensis: bactérias usadas para tratar a praga da lagarta uma vez que já estamos infestados, mas também podemos usar como preventiva.
Se a prevenção não funcionou.
Se a prevenção não funcionou e temos essa praga irritante em nosso cultivo, nem tudo está perdido, mas a detecção precoce vai ajudar um monte, porque lagartas devorando são vorazes e não irá parar de comer até a fase de pupa.
Os danos diretos causados por esta praga derivam das mordidas nas folhas e os brotos, juntamente com os danos indiretos causados pelas mordidas nos brotos que geram a aparência de mofos e da podridão, causam sérios problemas em nossa planta, inclusive levando à morte.
Para tratar a praga da lagarta em nossas plantas, podemos usar qualquer um desses métodos:
1. Elimine-os manualmente:
Pode parecer um pouco rudimentar e até bastante desagradável, mas a remoção de todas as grandes lagartas que podemos com nossas mãos ajuda na erradicação dessa praga.
2. Luta biológica:
A luta biológica consiste em introduzir de forma controlada predadores naturais da praga com a qual queremos terminar, para que sejam eles que se encarregam de erradicar.
É um método totalmente ecológico no qual você não precisa pulverizar nem irrigar nossas plantas com nenhum produto. Os predadores naturais da lagarta são os Coccinella S eptempunctata , comumente conhecido como joaninha ou Orius S um predador deste tipo de praga.
3 Pulverizar as plantas
Pulverizar as plantas com Bacillus T huringiensis , a mesma bactéria que mencionamos na seção de prevenção, é um remédio eficaz anti-lagartas que podemos usar uma vez que invadimos essa praga.
Esta bactéria penetra no tecido da planta que a orelha ingerida mais tarde, causando danos irreversíveis ao seu sistema digestivo, contendo substâncias tóxicas para as lagartas.
Atento aos cultivos ao ar livre.
Em suma, devemos estar vigilantes em culturas ao ar livre para este tipo de pragas que podem rapidamente acabar com tudo. Devemos usar métodos de prevenção e frequentemente observar nossas plantas para fazer uma detecção rápida e agir o mais rápido possível, tentando matar a lagarta antes de terminar nosso cultivo.
Você também pode estar interessado nesses artigos sobre a aranha vermelha ou a Mosca Branca.