As minhocas são uma parte essencial da vida do solo e dos processos biológicos que ocorrem nele. Esses vermes segmentados se alimentam de matéria orgânica viva e morta, e habitaram o planeta Terra por milhões de anos.
A influência de vermes no reino vegetal é muito importante porque sua dieta e sua dejetos geram um solo rico em nutrientes e minerais essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Ou seja, eles decompõem a matéria orgânica do solo através do sistema digestivo e geram um húmus repleto de bactérias, protozoários e nematóides, revitalizando o solo e favorecendo o desenvolvimento das plantas. Uma maneira natural, orgânica e ecológica de dar às suas plantas os nutrientes e o substrato de que tanto precisam.
Em seguida, analisamos as razões desses processos e seus benefícios.
Como funciona o húmus de minhoca?
O húmus contém bactérias e protozoários que nutrem o solo, oferecendo um ambiente adequado para o desenvolvimento dos sistemas radiculares e reduzindo o risco de surgimento de doenças. Essas bactérias fixam o nitrogênio e o convertem em uma forma facilmente assimilável pelas plantas. Por outro lado, os protozoários liberam também o nitrogênio que ajuda a assimilação de bactérias e fungos pelas cepas.
Ditas bactérias acumuladas em húmus de minhoca favorecem a decomposição de matéria orgânica morta. E, por sua vez, os fungos simbióticos do húmus, especificamente o fungo micorrízico, colonizam as raízes das plantas e tornam o fósforo solúvel, estimulando o crescimento do sistema radicular e aumentando a resistência das cepas a doenças e mudanças de tempo. Por último, temos que destacar que os nematóides também têm um papel importante neste processo, alimentando-se de bactérias e fungos indesejados e liberando outros benéficos. Todos esses processos ajudam a manter um nível constante de pH no solo.
Como usá-lo?
O húmus é um adubo ideal muito fácil de usar, porque basta adicioná-lo à hora e misturá-lo bem. De qualquer forma, as plantas não podem sobreviver apenas com o húmus e precisam de outros fertilizantes específicos para a fase de floração. Além disso, deve ser aplicado com cuidado, pois um excesso de húmus pode paralisar o desenvolvimento da colheita. Assim, a proporção aconselhável para que isso não aconteça é aplicar o húmus em um valor três vezes menor para a quantidade de terra, ou até menos.
Deve ser mencionado que o húmus é ideal para a germinação e crescimento, tanto da planta como do sistema radicular, mas uma vez em floração você precisará de outros fertilizantes.
Benefícios
Os benefícios do húmus de minhoca são múltiplos e variados e alguns já foram descritos ao longo do artigo seguinte. De qualquer forma, vamos resumi-los para facilitar o aprendizado ao leitor.
Utilizando húmus de minhoca, você enriquecerá o solo com uma forma 100% ecológica, evitando o uso de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente e obtendo plantas com menor entropia (desordens moleculares) e brotos muito mais saborosos. Quer dizer que o guano gera um solo rico em nutrientes, minerais avançados, protozoários, nematóides, fungos e bactérias benéficas para o correto desenvolvimento das linhagens e obtenção do máximo rendimento possível. É também uma maneira simples e econômica de abordar nosso cultivo de maneira ecológica.
Com este adubo suas plantas crescerão mais rapidamente e de maneira mais vigorosa e ramificada, produzindo uma estrutura que resistirá perfeitamente ao peso dos enormes brotos que irá gerar. De qualquer forma, este fertilizante é específico para a fase de crescimento, então para a fase de floração você terá que usar outros fertilizantes orgânicos, por exemplo, os da gama Bio Bizz.
gabriel
Usei na mistura inicial(1 parte terra vg + 1 parte de humos de minhoca + 1 parte de perlita) e a planta cresceu muito bem. Tenho uma dúvida estou fazendo um veg longo 4 meses ou mais. Devo em algum momento adicionar mais humos de minhoca no vaso?
Fabiano
Botei minhoca no vaso , não fui feliz as minhocas produziram muito humos e deu exesso de nitrogênio. Cresceu muito mais na flora fedeu tudo.
Fudencia
Na fase inicial eu coloquei Carolina Soil e Húmus num vaso de 3L e depois fiz transplante pra um vaso de 8L com Carolina soil, húmus, torta de mamona e perlita. Deu muito bom!