Os métodos para germinar são muitos e variados. Desde a Gea Seeds, sempre recomendamos o uso do método tupperware e do papel úmido como os mais confiáveis e bem-sucedidos. De qualquer forma, alguns cultivadores preferem germinar diretamente em Jiffis ou pastilhas prensadas de turfa. Para eles, este artigo foi desenhado, que tenta explicar de forma breve e concisa a melhor maneira de germinar passo a passo. No entanto, destacamos que a Gea Seeds não é responsável pelas germinações em Jiffy e recomenda enfaticamente que o método tupperware e o papel molhado (MÉTODOS DE GERMINAÇÂO) sejam usados.
Passos a seguir para germinar suas sementes
1- Meça o pH
Em primeiro lugar, medir o pH da água é uma ótima opção para quem quer germinar da maneira mais profissional possível. Além disso, controlar os níveis de pH aumenta as chances de sucesso do processo em questão. Para medir o pH de uma maneira exata, você precisa de um medidor de pH, um ilugio de arte barato e fácil de usar. Para resolver qualquer dúvida relacionada ao pH na água de irrigação, recomendamos o seguinte artigo. Em qualquer caso, em termos gerais, o pH da água a germinar deve estar entre 5,5 e 6.
2- Molhe e aperte o disco de turfa
Em segundo lugar, uma vez que o pH da água tenha sido medido e regulado pelos produtos necessários (TRUQUES E ACESSÓRIOS PARA UMA COLHEITA PERFEITA, PH E EC EM CULTIVOS DE MARIJUANA), temos que mergulhar o jiffy com esta água. Para isso, devemos encher com água de um recipiente e deixar o jiffy dentro. Depois de alguns minutos, o jiffy terá absorvido a água necessária e aumentado seu tamanho. Uma vez que o jiffy tenha atingido o volume certo, vamos drenar um pouco para eliminar a água que sobra. Ou seja, o jiffy deve estar úmido, mas não deve estar pingando. Para fazer isso, tome o jiffy encharcado com cuidado, segurando-o com as duas mãos para que ele não se parta e aperte-o para liberar a água excedente. Uma vez que este processo é feito, o jiffy terá a umidade ideal para uma germinação correta.
3- Fure o jiffy
O terceiro passo é plantar a semente. Para isso, é necessário fazer um pequeno buraco com cerca de um centímetro de profundidade no jiffy. Uma vez que o buraco é feito, a semente é inserida de modo que a raiz fique para baixo e a semente esteja para cima; assim, facilitaremos a semente a sair para o exterior.
4- Cubra o disco de turfa (jiffy)
O quarto passo é cobrir a semente com a turfa que sobrou fazendo o pequeno buraco. O buraco deve ser coberto completamente, mas sem pressionar a turfa, deixando-a aerada para facilitar a saída da muda.
5- Coloque o jiffy em um lugar úmido
O último passo é criar um ambiente úmido para o jiffy e manter a umidade até que as mudas saiam. Para isso, o mais fácil é usar um recipiente no qual introduziremos os jiffys com as sementes já introduzidas e umedecer as paredes para manter o ambiente dentro dos níveis ideais de umidade para a ótima germinação das sementes. O recipiente deve ser colocado em local úmido e escuro, evitando locais ensolarados e quentes.
Este foi um breve resumo de como germinar rapidamente com a máxima chance de sucesso. De qualquer forma, Como já indicamos anteriormente, a Gea Seeds recomenda a germinação pelo método tupperware. Se você tiver dúvidas sobre como realizar esse método, o artigo a seguir esclarecerá todas elas (MÉTODOS PARA GERMINAR).