Antes de iniciar um cultivo, muitas pessoas são atacadas por dúvidas quanto à sua duração, pois é importante conhecer o ciclo de vida da planta para planejar adequadamente seu cultivo.
É claro que para calcular a duração de um cultivo se deve levar em consideração os fatores que afetam o tempo, então, para fazer uma explicação correta, teremos em consideração fatores como o tipo de cultivo, interior ou exterior e o tipo de variedade, indica, sativa ou híbrido, levando em conta que muitos outros fatores influenciam, de modo que os tempos exatos não podem ser dados apenas valores orientativos que podem ser muito úteis.
DURAÇÃO DO CULTIVO EXTERIOR
Nos cultivos ao ar livre, dependemos diretamente do clima, então, se tivermos um clima ensolarado, as plantas irão apreciá-lo, no contrário, se o clima estiver nublado, afetará nossas plantas, alongando o estágio de crescimento e atrasando o ciclo de floração.
Normalmente, no hemisfério norte, a semeadura ao ar livre é feita na primavera, durante os meses de abril e maio, e até em junho, que é quando os dias se prolongam e há mais horas de sol.
As plantas crescerão durante esses meses e os seguintes até os dias começarem a encurtar que é o momento em que a floração começará.
Para saber quando é hora de colher, devemos levar em consideração a variedade escolhida para crescer:
–Indicas:
As variedades indicas puras estarão prontas desde o final de agosto até meados de setembro.
–Sativas:
As variedades sativas puras são mais tarde, então o tempo de colheita se prolongará de outubro a novembro, e alguns podem ser colhidas até dezembro.
–Híbridos:
As variedades híbridas são as que são cultivadas mais frequentemente e o período de colheita pode variar de acordo com a porcentagem indica/sativa da variedade. Eles geralmente são colhidos de meados de setembro a outubro.
No cultivo ao ar livre, deve-se ter em conta que não saberá antes que as plantas se tornem maiores. É conveniente plantar quando o tempo já não é tão frio e acompanhar a temperatura ao ciclo vegetativo da planta para o bom desenvolvimento da mesma.
Por outro lado, pode ser plantado depois de maio, quando, teoricamente, a estação de semeadura já passou. Isso não significa que a planta será colhida mais tarde, porque o ciclo de crescimento/floração é marcado pela natureza, simplesmente teremos um tempo de crescimento reduzido, por isso será menor, mas nossa planta estará pronta para colher ao mesmo tempo que outra planta tivéssemos colocado antes.
DURAÇÃO DO CULTIVO INTERNO
O cultivo interno é totalmente diferente no sentido de que não dependemos do clima, mas somos os que recriamos as estações e decidimos o ciclo da planta, alongando e reduzindo as horas de luz de acordo com o que nos convém, o que nos permite ser muito mais preciso ao determinar a duração de um cultivo.
Durante o ciclo vegetativo, é habitual se usar um fotoperíodo 16/8, este estágio pode ser prolongado conforme considerarmos apropriado. Geralmente dura entre 4 e 6 semanas pelo menos, embora possa ser mais longo dependendo do espaço que temos para a safra.
Para determinar a duração de um cultivo interno, entra em jogo o fator de substrato usado, pois, por exemplo, o solo é o substrato que requer mais tempo, mas, por outro lado, precisa de menos atenção do que outros substratos, como coco ou hidroponia que são mais rápidos, mas requerem mais atenção.
Quando a planta atingir o tamanho desejado, estará pronta para ajustar as horas e começar o ciclo de floração.
Devemos ter em mente que, durante este estágio, as plantas continuam crescendo, atingindo o dobro ou triplicam seu tamanho. A duração deste estágio, como no cultivo ao ar livre, dependerá da variedade utilizada. As variedades indicas estarão prontas a partir da oitava semana, os híbridos entre 8 e 10 semanas e as sativas entre 10 e 12 semanas, com algumas variedades sativas com mais de 12 semanas.
Finalmente, é importante mencionar as variedades autoflorescentes, embora não possamos distinguir neste caso entre dentro ou fora, ou o período do ano em que é cultivado, uma vez que essas variedades florescerão independentemente do fotoperíodo, ou seja, não dependerão das horas de luz e escuridão que recebem ou da estação do ano em que estamos. Claro, aumentar o desempenho é importante para receber as horas máximas de luz possíveis. Entre 60 e 80 dias após a semeadura, as plantas autoflorescentes estarão prontas para a colheita.