A chamada maconha sintética ou “Spice”, não tem nada a ver com a maconha real, nem em seu efeito, nem nas consequências para a saúde do fumante. Muitos jovens equiparavam-se à maconha ou até achavam que não era prejudicial, porque era legal e vendida em quiosques ou lojas especializadas, como “head shops”. Os anos negaram a farsa e demonstraram ser mais perigosos, viciantes e prejudiciais do que a autêntica maconha. De fato, há inúmeros casos documentados por envenenamento e até morte por causa do dito produto.
Qual é a origem da maconha sintética?
A marijuana sintética nasceu como uma forma de vender drogas sintéticas de maneira legal, aproveitando as lacunas legais que existem em vários países europeus. Basicamente, consiste em ervas secas não psicotrópicas que foram pulverizadas por drogas sintéticas, isto é, por produtos químicos de laboratório. Estes produtos químicos que são utilizados para a fabricação de “Spice” contêm canabinóides sintéticos. Em suma, estes são novos produtos químicos psicoativos que imitam drogas ilegais, mas são completamente legais.
Efeitos e malefícios do consumo
Os efeitos destes canabinóides sintéticos são muito mais potentes e prejudiciais do que os canabinóides naturais da cannabis. Esses produtos químicos artificiais que imitam os canabinóides são fabricados em laboratórios russos e chineses em grande parte, e seus efeitos a longo prazo sobre o organismo não foram estudados em profundidade; em vez disso, pouco é conhecido. Na verdade, eles estão associados a uma ampla variedade de efeitos colaterais negativos, como desorientação, psicose ou ansiedade.
- Altera a percepção
- Relaxa
- Provoca psicose
- Produz vômito e náusea
- Aumentar as pulsações
- Quadro de alucinação
- Aumenta a pressão arterial e pode causar diminuição do fluxo sanguíneo para o coração.
- Confusão
Em qualquer caso, é difícil estabelecer efeitos e consequências para a saúde, já que os laboratórios alteram a composição química da maconha sintética lote após lote, por quê? Na próxima seção vem a explicação.
Por que a maconha sintética era legal?
Quando os governos começaram a perseguir as drogas sintéticas e as lojas que os distribuíam, começaram a analisar essas drogas e a proibir as substâncias químicas que as compunham. Quando isso aconteceu, os laboratórios criaram outros canabinóides químicos que, obviamente, ainda não foram proibidos. Desta forma, as proibições estavam sendo ignoradas e eles poderiam continuar a vender drogas sintéticas de uma forma totalmente legal.
Síndrome de abstinência
Embora esteticamente imitem a maconha, as consequências do consumo da maconha sintética nada têm a ver com as do original. O consumo de “Spice” causa uma grave síndrome de abstinência aos consumidores. De fato, algumas pessoas viciadas em drogas sintéticas equiparam ao “mono” produzido por estas com o da heroína ou da metanfetamina. Ou seja, embora imite a cannabis, a maconha sintética pode ser equiparada às drogas mais pesadas, causando uma rápida e marcada deterioração física e de mental. Existem até casos documentados de algumas mortes por overdose de maconha sintética, algo que até hoje não ocorreu com consumidores de maconha natural.
Sintomas da síndrome de abstinência:
- Depressão
- Psicose
- Perda de apetite
- Vômito incontrolável, náusea e diarreia
- Suor extremo
- Insônia
- Forte desejo de usar a droga
- Pensamentos suicidas
- Tremores e espasmos
Para se ter uma ideia dos casos de intoxicação por tais drogas, deve-se mencionar que, somente em 2011, a Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicações recebeu até 13.000 atendimentos por intoxicação com o referido medicamento. Além disso, o mais preocupante em que 60% eram menores de 25 anos, refletindo que o problema das drogas sintéticas está afetando os mais jovens e inexperientes. Jovens que provavelmente consomem essas drogas acreditando que, por serem legais, não são prejudiciais. Além disso, o baixo preço da maconha sintética, em comparação com a maconha natural, combinado com seu efeito mais poderoso, torna-a uma opção muito atraente para os jovens com poucos recursos econômicos e pouca experiência com drogas.
Por todo o acima mencionado, desde Gea Seeds desaconselhamos o uso dessas novas drogas sintéticas que imitam a maconha, porém que não têm nada a ver com tal. E, se tiver algum tipo de dúvida, não hesite em entrar em contato com o nosso número de atendimento ao cliente.