Que a inércia social é a favor da regularização e legalização da cannabis é uma realidade. Dia após dia, eles vêem as notícias leves que são dirigidas por esses cursos. A mais recente dessas notícias é a decisão da cadeia de supermercados Lidl de comercializar maconha para fins terapêuticos. No entanto, no momento, a iniciativa comercial só foi realizada na Suíça, um país em que a cannabis é legalizada para maiores de 18 anos, desde que os níveis de THC não excedam 1%.
No momento, a maconha só é oferecida em dois formatos: uma bolsa de 1,5 gramas e uma bolsa de 3g, ambas destinadas ao uso medicinal do tipo anti-inflamatório. Este lançamento faz com que a legalização da maconha mais uma vez pule para a frente dos holofotes da mídia, e não é de admirar.
LIDL ABRE UM NOVO DEBATE SOBRE A COMPRA DA MARIJUANA LEGAL
O debate sobre a regularização e legalização da cannabis continua controverso, mas cada vez mais países estão em declínio para a legalização total desta planta. Debates e notícias intensas acontecem dia após dia e a Espanha não é exceção. De fato, há comunidades como as Ilhas Baleares, a Catalunha, o País Basco, Valência e Madri, que já possuem clubes de cannabis que distribuem maconha. Agora, no momento as multas por consumo, posse ou cultivo em nosso país variam entre 1.000 e 30.000 euros.
A situação na Espanha contrasta com a decisão de países como o Uruguai, Portugal, EE.UU, Holanda, Argentina ou Canadá, entre outros, que decidiram estabelecer legislação mais permissiva ou que, diretamente, legalizem a maconha para todos os fins.
Muitas são as associações que justificam a comercialização da maconha para fins medicinais e paliativos, e parece que essas propostas não passaram despercebidas pela gigante alimentícia alemã. No momento, a viagem para o país suíço é um pouco cara, então teremos que esperar que a iniciativa chegue ao nosso país.