O calendário lunar tem sido usado por praticamente todas as civilizações desde o início da história para calcular os anos de acordo com os ciclos do satélite terrestre. Desde as primeiras civilizações, o Egito e a Mesopotâmia, até o presente, passando pelas culturas da América pré-colombiana, gregos, romanos, celtas, árabes ou asiáticos. Todas essas civilizações, juntamente com outras pessoas, usaram esse calendário para calcular o tempo, as estações, as marés ou as colheitas.
É neste ponto, o das colheitas, que o calendário lunar se torna interessante para nossos propósitos como cultivadores. A influência da lua na terra também afeta a seiva das plantas, uma vez que dependendo da posição do satélite, o líquido que circula através dos vasos condutores das plantas será concentrado na raiz ou ascenderá para as folhas ou as hastes; transformando o calendário lunar em um fator a ter em conta ao cultivar nossa colheita.
CALENDÁRIO CANNABICO 2017 Espanha. (Hemisfério Norte)
Como indicamos no início, o funcionamento deste calendário baseia-se nos ciclos do único satélite terrestre natural, a lua. Estas fases lunares podem ser divididas em quatro ciclos principais: lua cheia, lua nova, lua minguante e lua crescente.
Lua cheia
Primeiro, a lua cheia marca o meio do ciclo lunar e é uma das fases mais complicadas a reconhecer, uma vez que o contorno do satélite forma um círculo perfeito no céu, e é difícil saber em que momento o círculo é perfeito, ou não. Nesta parte do calendário lunar, a seiva irá se acumular na folhagem, aumentando o risco de pragas. Estamos enfrentando um momento ideal para cultivar e trabalhar a terra, bem como para irrigar e fertilizar as plantas.
Ciclo de lua crescente
Segundo, logo após a lua cheia, encontramos o ciclo da lua minguante. Neste momento, o contorno da lua é reduzido e a seiva da planta é concentrada nas raízes, tempo ideal para podar a planta, transplante ou realizar enxertos. É também um momento ideal para germinar as plantas que são lentas para realizar este processo.
Nesta fase de lua minguante, o perfil da lua no céu será reduzido e, portanto, teremos menos luminosidade lunar. É nesse ponto que nos aproximamos da lua nova e, portanto, é tempo de regar os campos. Durante os dias da lua nova, os ciclos vitais da planta estão paralisados e é conveniente não fazer nada e deixar a planta em repouso.
CALENDÁRIO COMPLETO COM 12 MESES
- calendário lunar cannabico 2017 (de janeiro a dezembro)
Lua crescente
Finalmente, encontramos a lua crescente, o tempo ideal para plantações tardias, irrigação e fertilização da colheita, bem como a manutenção do jardim. As cepas que plantamos nesta fase lunar, crescerão mais rapidamente, terão uma maior resistência às pragas, embora tenham raízes menos desenvolvidas.
Já no nível de especialista, vale a pena ter em conta, não apenas os ciclos lunares, mas também a posição da lua em relação à Terra. Neste ponto, encontramos: a lua ascendente (momento perfeito para cortar estruturas), a lua descendente (momento perfeito para semear ou fertilizar), Nódulos (nada a se fazer) e Apogeu e Perigeu, momentos em que a lua está mais longe ou mais perto da terra, respectivamente.
Estas foram algumas dicas para entender melhor a influência dos ciclos lunares em nossa colheita e seus resultados, esperamos que seja útil. E se você tiver dúvidas, você sempre pode consultar qualquer calendário lunar biodinâmico para 2017.
Francisco
Sempre que tenho dúvidas dou uma passada por aqui, nota 10 conteúdo tooop.