O artigo a seguir fornece ao leitor todas as informações necessárias para entender o calendário lunar, suas fases e os passos a seguir em cada um deles. Além disso, este artigo é ideal para ser introduzido no assunto e ser capaz de lidar perfeitamente com a aplicação móvel do calendário lunar Gea Seeds.
Geralmente, os calendários lunares são baseados nas várias fases lunares: lua nova, lua crescente, quarto crescente, lua crescente gibosa, lua cheia, lua minguante gibosa, quarto minguante e lua minguante. Desta forma, dependendo da fase lunar em que nos encontramos, um procedimento ou outro será realizado nas plantas.
Mas o calendário Gea Seeds é baseado na distância entre a lua e a terra, então é calculado qual é a ação mais recomendada para as plantas em cada momento. Ou seja, sabemos qual procedimento realizar em cada momento de acordo com a órbita da lua em relação à Terra. Portanto, nosso calendário é baseado nos seguintes pontos da órbita solar: apogeu, perigeu e nodos. Em seguida, analisamos o que acontece nessas fases e, posteriormente, descrevemos as ações a serem realizadas em cada uma dessas fases.
Pontos da órbita solar:
Apogeu: Dia do mês em que a lua está na zona orbital mais distante da terra
- – Ondas gravitacionais menores.
- – Menos luminosidade.
- – O fluxo de seiva e resina é concentrado nas raízes.
- – Se pode germinar neste tempo.
- – Desenvolvimento radicular mais ativo que o foliar, um bom momento para podar, transplantar ou fazer cortes.
- – Em ambas as fases, os fungicidas são muito eficazes.
Perigeu: Dia do mês em que a lua está localizada na área orbital mais próxima da terra
- – A gravidade que exerce na terra é maior.
- – A densidade de luminância aumenta em 20%.
- – O fluxo de seiva e resina é concentrado em folhas e flores, principalmente na parte superior, sendo recomendada a colheita.
- – Maior atividade foliar, não é recomendada podar ou produção de mudas, uma vez que os níveis de auxinas (hormônio enraizamento natural) são muito baixos e não terão força suficiente para enraizar da melhor forma.
- – É um bom momento para fertilizar as plantas e usar inseticidas e fungicidas.
- – As plantas crescem lentamente e são mais vulneráveis a qualquer praga, fungo ou doença. No perigeu, é melhor não realizar trabalhos em nossas plantas, como poda, realizar corte e enxerto.
Nodos: A cada 14 dias e meio a órbita da Lua e da Terra coincidem, um fenômeno conhecido como o Nodo. Dependendo de a Lua estar ascendente ou descendente, essa interseção é conhecida como um nó ascendente ou nó descendente. Devido às perturbações energéticas, não é recomendado trabalhar com as plantas durante o dito dia, o anterior e o posterior.
- – Baixa atividade de folhas e raízes, pode se aproveitar para ser usada em fertilizar plantas e dar tratamentos preventivos.
- – Também é recomendado para germinar
- Ações a serem realizadas:
Principalmente, é necessário enfatizar que, nos dias de apogeu, perigeu e nodos, não se recomenda executar ações, pois as plantas devem descansar.
Se você levar em conta que a Lua leva 27 dias para percorrer a Terra completamente, cada mês terá um ou dois apogeus e um ou dois perigeus. Também é preciso ter em mente que os dias do apogeu e do perigeu dependem do hemisfério em que nos encontramos. Portanto, as diferenças de tempo devem ser levadas em conta.
Por exemplo, se na Espanha o perigeu de agosto é o dia 3 às 4 da manhã, na Argentina 6 horas a menos, será no dia 2 de agosto às 10 da noite. Conhecer as fases lunares, isto é, a órbita lunar, também permite a observação de Superluas e outros fenômenos astronômicos.
Se você quiser ter todas as informações controladas relacionadas ao calendário lunar, baixe a aplicação do calendário lunar Gea Seeds e torne-se um especialista ao nosso lado.
Luciano Albuquerque
Muito bom.
darth weed
vai rolar um calendário 2019? Quem sabe um 2019/2020??? 😀 😀