Neste Blog sobre os benefícios da marijuana, um tema que já discutimos em diferentes ocasiões, falamos sobre os efeitos benéficos que os canabinóides têm em nível terapêutico. Partindo da base de que é um assunto em pleno desenvolvimento no qual é necessária mais pesquisa para obter dados conclusivos nas diferentes áreas investigadas, abaixo temos 10 benefícios terapêuticos comprovados.
1. Antiemético:
Numerosos estudos indicam que a cannabis possui um poderoso efeito antiemético, que reduz a náusea e o vômito associados a efeitos colaterais de tratamentos como a quimioterapia ou drogas para tratar doenças como AIDS, hepatite e até mesmo náuseas associadas à gravidez.
2. Orexígeno:
Por outro lado, seu efeito orexígeno implica um aumento do apetite, um efeito com indicações em pacientes que sofrem de anorexia ou caquexia causada por doenças como câncer ou AIDS. Além de aumentar o apetite, ajuda a aumentar o peso corporal.
3. Antiespásmodico:
Tem efeitos benéficos sobre distúrbios espasmódicos que envolvem rigidez muscular, pois tem efeitos na atividade e tônus muscular, bem como na coordenação motora. Algumas das doenças para as quais este efeito benéfico pode ser indicado são esclerose múltipla, doença de Huntington ou lesões da medula espinhal.
4. Doenças do movimento:
O aumento da coordenação motora ajuda a tratar os efeitos colaterais dos medicamentos de Parkinson que causam movimentos involuntários, bem como a hipercinética de doenças, como a de Huntington.
5. Analgésico:
Foi contrastado que a marijuana tenha efeito analgésico, por isso é uma boa alternativa para tratar dor pós-operatória, enxaqueca, dismenorreia e dor associadas a doenças como artrite reumatoide, esclerose múltipla, avulsão do plexo branquial, câncer, HIV ou doenças intestinais inflamatórias onde as drogas convencionais têm pouca eficácia, a cannabis pode se tornar uma boa alternativa para aliviar a dor, como é o caso de dor de origem neuropática e crônica.
6. Bronco dilatador:
Embora pareça irônico, a marijuana atua como bronco dilatador, por isso pode se tornar uma alternativa para tratar doenças como a asma. Obviamente, devido à irritação que causa nas mucosas, a rota inalada deve ser descartada para tratar esse tipo de doenças.
7. Diminuição da pressão intraocular:
A marijuana reduz a pressão intraocular para que possa ajudar no tratamento de doenças como o glaucoma.
8. Anti-inflamatório:
Observou-se em inúmeros estudos os benefícios relacionados à recuperação funcional em pacientes afetados pela esclerose múltipla devido ao efeito anti-inflamatório que os canabinóides causam no organismo, bem como a diminuição por parte dos pacientes do consumo de AINEs (Drogas anti-inflamatórias não esteroides).
9. Antiproliferativa:
Embora ainda estejam em estudo, há resultados encorajadores de alguns estudos que falam sobre o potencial dos canabinóides para inibir o crescimento de células tumorais sem afetar significativamente as células normais. Embora este campo ainda esteja em desenvolvimento, espera-se que, nos próximos ensaios, algumas questões possam ser esclarecidas e os cannabinóides podem formar a base de algumas estratégias para tratar pacientes afetados por câncer.
10. Neuroprotetor:
Os canabinóides atuam como neuroprotetores, antioxidantes e imunomoduladores, prevenindo e reduzindo os danos cerebrais em algumas doenças como Hipóxia-Isquemia, doença de Parkinson, doença de Huntington ou doença de Alzheimer.
OUTROS BENEFÍCIOS DO CANNABIS VIDEO
A maioria dos estudos está em desenvolvimento e esperamos que, no futuro próximo, haja informações suficientes para implementar alternativas terapêuticas viáveis que deem opções para aqueles que não encontraram um tratamento efetivo em terapias farmacológicas convencionais.
No entanto, é esperançoso ver o grande número de campos médicos onde existem opções para a aplicação de cannabinóides. Com expectativa, no futuro, a política deixará de se opor ao progresso científico, como já foi feito até agora.