A cannabis é uma planta florida, anual e dioica, o que significa que existem plantas de maconha macho (estaminada) e fêmea (pistiladas).
Ás vezes, você pode encontrar plantas hermafroditas que possuem órgãos sexuais masculinos e femininos, de modo que este tipo de plantas se autopoliniza e produz flores com sementes, além de transferir o hermafroditismo em seus genes, qualidades muito irritantes para qualquer cultivador.
Embora existam muitas variedades de cannabis, todas as plantas têm a mesma anatomia. O conhecimento disso é muito importante ao realizar um cultivo bem sucedido e entender o comportamento da planta.
Partes da cannabis:
1. Raizes:
O sistema radicular está completamente dentro do solo. Isso pode ser muito grande, quase como toda a planta, para permitir o acesso às águas subterrâneas. Obviamente, quando crescido em potes ou recipientes semelhantes, o sistema radicular é menor, mas isso não impede que a planta possa sobreviver se você tiver tudo o que precisa.
As raízes são brancas e contém cabelos radiculares que são responsáveis pela absorção de água e nutrientes. Quando as raízes são marrons, é porque a planta não é saudável e tem um problema.
As principais funções das raízes são a ancoragem da planta ao solo e a absorção de água e nutrientes, dentre outros.
2. Caule:
O caule tem a principal função de transporte de água e nutrientes através da planta, além disso, permite que ele permaneça ereto e seja capaz de suportar o peso de ramos e flores. As partes do caule a partir das quais os ramos emergem são chamados de nós e as partes do caule entre um nó e outro são chamados de nós internos.
O comprimento do caule pode variar entre 0,2 e 6 metros, embora geralmente não exceda 3 metros.
É muito importante que o caule da planta seja sólido de modo que seja capaz de suportar o peso da planta e pode transportar os nutrientes de forma apropriada. Para incentivar a solidez do caule, você pode colocar um ventilador focado nas plantas, de modo que ele crie resistência ao vento e tenha um caule mais forte.
3. Folhas:
As folhas de cannabis têm uma forma muito característica. Eles são imparipinados com margens serrilhadas. Durante o seu crescimento, o número de pinhas ou folhetos aumenta, atingindo um máximo de 13. Quanto mais folhetos a folha tiver, mais saudável é a planta.
As folhas cumprem funções muito importantes na planta, uma vez que são responsáveis pela realização da fotossíntese e transpiração, entre outros.
.
As partes principais das folhas são:
- Feixe: face superior da folha, recebe luz diretamente e verde brilhante.
- Parte inferior: na parte inferior da folha, contém a maioria dos estômatos e é verde claro.
- Petiolo: é o canto que conecta a folha com o caule.
- Estípula: apêndice foliar simétrico localizado nos nós, na base do pecíolo.
- Folíolo: cada uma das partes separadas do membro da folha. A cannabis tem uma folha composta, pois tem vários folhetos e estes são estranhos.
- Sistema vascular: são os nervos das folhas e são responsáveis pelo transporte de nutrientes através dele.
4. Flores:
A parte que mais interessa a todos aos cultivadores são as flores. Na cannabis, os brotos que são consumidos são as flores das plantas fêmeas. A flor é o órgão reprodutivo da planta, que é polinizado pelo vento. A principal função da flor é produzir sementes para garantir a reprodução das espécies. Na cannabis, existem dois tipos de flores:
Flores macho:
Eles são ramificados e possuem estames onde se encontra o pólen que serve para fertilizar as flores fêmeas.
Flores fêmeas:
As flores fêmeas são pistiladas e têm cálices onde os ovários e estigmas são encontrados. As partes das flores fêmeas são:
- Cola: é o botão localizado no final da planta e também é conhecido como olho. Na parte superior da planta está o botão apical.
- Cálice: geralmente tem uma forma de lágrima e é onde o ovário está localizado. Tem altas concentrações de tricomas que contêm THC e outros cannabinoides.
- Pistilo: são os cabelos pequenos que estão localizados no cálice. No começo, eles têm cor branca e adquirem uma cor vermelha, laranja, amarela ou marrom à medida que a planta amadurece.
- Tricomas: as glândulas microscópicas são responsáveis pela produção da resina de flores. Eles são encontrados principalmente na flor, embora também estejam presentes em menor medida nas folhas e nas hastes. Nos tricomas existem cannabinoides e terpenos.
Leticia Schurig
Thanks a lot, i was looking for those anatomic pictures, and yours are just fine!