4:20 é um número muito recorrente entre os usuários de cannabis. Tanto é assim que, atualmente, o 4/20 (20 de abril) é o Dia Mundial da Maconha. Até agora tudo é simples, mas por que 4:20 é o número de maconha?
Para encontrar a resposta a essa pergunta, devemos voltar aos anos 70 nos Estados Unidos, mais especificamente à Califórnia; lugar onde começou uma história de juventude luta social contra o estabelecido.
História
Na Califórnia, anos setenta, um grupo de jovens estudantes que se autodenominam os Waldos estabelecem 4:20 como a hora de fumar maconha quando terminavam a escola. Na verdade, essa foi a hora em que o horário dos alunos punidos terminava, o resto saia às 3:00. Pouco a pouco, o hábito de fumar maconha ás 4:20 estava se tornando uma tradição. Além disso, sendo o uso de maconha proibido, perseguido e socialmente estigmatizado, os 4:20 começaram a ser um código ou nome de código para não dizer diretamente: “vamos fumar maconha”.
Com o passar dos anos, o termo foi estendido da Califórnia para o resto dos EUA e de lá para o resto do mundo. De fato, neste momento, 4:20 é um termo mundialmente famoso para se referir ao tempo de fumar um pouco de maconha, não importa a hora.
A popularidade do termo chegou a tal ponto que foi nomeado 20 de abril como o Dia Mundial da Cannabis. Uma homenagem aos Waldos, o pequeno grupo de estudantes que começaram a fumar secretamente seus carros e acabaram cunhando a famosa palavra mundialmente.