A aquaponia é uma técnica ou sistema de cultivo fechado que combina a aquicultura e a hidroponia. As origens desta técnica não são totalmente claras devido à falta de evidências convincentes. Na ausência de consenso na comunidade científica, ressaltaremos que as hipóteses mais conhecidas localizam sua origem na Mesoamérica (Império Asteca), China ou Tailândia. No artigo a seguir, vamos resolver algumas dúvidas relacionadas a esta magnífica simbiose entre o cultivo de hortaliças e a criação de peixes.
Raízes etimológicas do termo “aquaponia”
A palavra é de origem inglesa e suas raízes etimológicas são em dois termos da língua inglesa: “aquacultura” e “hidroponia”. Outro termo que se costuma denominar esta técnica é a acoiponía, proveniente das palavras “aquaculture” e “hidroponía”.
Organizações envolvidas
Para que um cultivo de aquaponia funcione, são necessários três organismos vivos diferentes: peixes, plantas e bactérias nitrificantes. As plantas se alimentam dos excrementos dos peixes, que foram processados pelas bactérias nitrificantes. Portanto, essas bactérias têm um papel muito importante, pois são responsáveis pela biofiltração, um processo que transforma o lixo tóxico dos peixes em nitrogênio, o principal alimento das plantas. E, por outro lado, as plantas purificam a água, proporcionando um ambiente saudável e limpo que permite que os peixes vivam.
A única questão que permanece é: como as bactérias nitrificantes se alimentam? Muito simples, estes obtêm a energia graças à oxidação dos compostos de nitrogênio inorgânicos.
O que é aquaponia e como funciona?
A aquaponia é um sistema de cultivo que, usando a água como meio comum, combina o cultivo de plantas e peixes sem a necessidade de um substrato sólido. O método é considerado um sistema de produção sustentável, já que tanto o peixe na criação como as plantas se beneficiam da troca simbiótica.
Essa simbiose é que as secreções do peixe, camarão ou caranguejo na reprodução se acumulam na água e as plantas se alimentam dessa água, que funciona como um subsistema.
A explicação química é um pouco complexa: os excrementos do peixe ou dos animais em reprodução decompõem-se e transformam-se em nitritos, que mais tarde são transformados em nitratos graças às bactérias da nitrificação. Mais tarde, as raízes das plantas cultivadas em hidroponia vão sugar os nitratos e assimilá-los na forma de nutrientes. Quando isso acontecer, uma parte da água retornará novamente ao subsistema de aquicultura. Portanto, pode ser considerado um sistema de recirculação. Também deve ser notado que, ao se alimentar de metabólitos residuais de peixe nitrificado, as plantas eliminam a toxicidade da água. Ou seja, eles tratam a água naturalmente e a deixam perfeita para o peixe continuar vivendo nela.
Em resumo, o alimento dos peixes também se torna alimento para as plantas, uma vez que os excrementos destes fornecem as cepas todos os nutrientes necessários para o seu correto desenvolvimento. E as plantas, se alimentando do excremento, purificam a água e deixam-na pronta para o peixe continuar vivendo nela.
Vantagens
Empregar um sistema simbiótico como a aquaponia tem muitas vantagens tanto para o ambiente como para o cultivador. Quanto ao meio ambiente, o cultivo da aquicultura reduz o escoamento, a lixiviação e as descargas de águas residuais. Além disso, reduzir as descargas de águas residuais e minerais se traduz em águas subterrâneas menos poluídas. Outra vantagem a ter em mente é que menos água é desperdiçada e a sustentabilidade melhorada.
Para o cultivador, as vantagens são óbvias, menos desperdício de água, já que, além de reutilizá-la, você a utiliza para duas coisas. Você também economiza nutrientes vegetais, já que os peixes produzem esses nutrientes. Além disso, como as plantas limpam a água, você não terá que se preocupar em mudá-la e controlar os níveis de toxicidade dela. Uma maneira econômica de cultivar plantas e pescar com menos esforço.
Tamanhos e tipos
Em relação ao tamanho dos cultivos de aquaponia, não há tamanho padrão. Os aquaponics são feitos de pequenas unidades para interiores, como para unidades comerciais de tamanhos enormes. Esta técnica também é usada ao ar livre, com água doce ou salgada, dependendo do tipo de peixe e plantas que são cultivadas.
Como conclusão, a aquaponia pode ser realizada de várias maneiras, mas a operação simbiótica é sempre a mesma. De qualquer modo, no momento ainda está em desenvolvimento e, certamente, em poucos anos, avançará notoriamente.